os dezenove milhões de nomes de maria camaleão : pedro lemebel no brasil colonial-técno-digital-ficcional do século vintchy-um

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9871

Abstract

this work proposes a ‘transvested’ reading of the pedro lemebel’s text "the million names of maria chameleon", in articulation with other artistic-theoretical references. two texts are developed in parallel – one by nestor in the main body of the text and another by debora in the footnotes – to dialogue about queer/cuir bodies and their performative naming processes as a political strategy for existence and survival. queer/cuir aesthetics and politics are activated as an operation to appropriate violent discourses addressed to dissident bodies, in an effort to destabilize the norms. the text ends with a baptismal art exercise: a new section for the list of nicknames presented by lemebel in his original text, with an autofictional update of names, adjectives and references that stand out in the experience of dissident cuir bodies in a southern interior in colonized brazil inserted in the techno-digital-fiction of the twentch-one century.

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Author Biographies

Nestor Varela Junior, UDESC

nestor varela. mestrande em artes visuais na linha processos aritisticos contemporâneos do programa de pós-graduação em artes visuais (ppgav) da universidade do estado de santa catarina (udesc), florianópolis, santa catarina, brasil. tecnólogue em fotografia pela universidade do vale do itajaí (univali), itajaí, santa catarina, brasil.  artista visual, produtorie e mediadorie cultural. florianópolis, santa catarina, brasil.

Debora Pazetto, UDESC

debora pazetto é artista e docente na área de teorias das artes na graduação em artes visuais e na linha de processos artísticos contemporâneos no programa de pós-graduação em artes visuais da udesc. tem graduação em filosofia e em artes visuais, mestrado e doutorado em filosofia da arte. sua atuação transversal (teorias e processos) deriva de pesquisas em teorias queer/cuier, pensamento sapatão e arte drag, que se encontram na dissidência em relação aos binarismos coloniais, incluindo teoria x prática. seus trabalhos se materializam nos campos da escrita instalada e da palestra-performance. além de conspirar junto às potências políticas dos corpos, eles investigam dispositivos acadêmicos – como o periódico, o simpósio/colóquio, a banca, o plano de ensino – enquanto plataformas performáticas. florianópolis, santa catarina, brasil.

Published

2024-11-07

Issue

Section

Artigos em Poéticas