Uma reflexão sobre arte e contexto no Museo Experimental El Eco a partir do trabalho de Vitor Cesar
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.131-142Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Contexto, Vitor Cesar, Museo Experimental El EcoResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre as relações entre arte e contexto em âmbito institucional, a partir do trabalho Anfibologia, reciprocidad, desenvolvido pelo artista Vitor Cesar, em 2013, para o Museu Experimental El Eco, na Cidade do México. Para tanto, analisa-se o modo como a obra se endereça ao museu e aos seus públicos, tomando como suporte físico e conceitual sua arquitetura, a concepção do espaço enquanto convite à contemplação e à fruição, e também seu entorno. A partir da reflexão sobre o trabalho de Vitor Cesar no El Eco, o artigo indaga o que o museu pode aprender com a arte e com os artistas ao operar com obras orientadas ao contexto institucional.
Downloads
Referências
BROILO, A. C.. Museu Experimental El Eco, de Mathias Goeritz: um intervalo no tempo. Dissertação de Mestrado em Teoria, HistoÌria e CriÌtica da Arquitetura. Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
CESAR, V.. OBSERVAR CONSTRUÇÕES ATRAVESSANDO MONUMENTOS. Varsóvia: Centrum sztuki WspoÌÅ‚czesnej zamek ujazdowski, 2015.
CESAR, V.. O artista é público. Dissertação de mestrado em Artes. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
CESAR, V.. Entrevista com Vitor Cesar. In: ALBUQUERQUE, F.. Práticas artísticas orientadas ao contexto e crítica em âmbito institucional. Tese de Doutorado em Artes Visuais. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
DUCHAMP, M.. Le processos créatif. Paris: L"™Echoppe, 1987.
GOERITZ, M.. Manifiesto de la arquitectura emocional. In: OSTRANDER, T.. Abstracción temporal, Museo Experimental El Eco. Cidade do México: Universidad Nacional AutoÌnoma de MeÌxico, 2011.
LIND, M.. Learning From Art and Artists. In: WADE, G.. Curating in the 21st Century. Londres: University of Wolverhampton, 2000.
MENNA BARRETO, J.. Lugares moles. Dissertação de Mestrado em Artes. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MIRANDA, D.. La disonancia de El Eco. Cidade do México: Universidad Nacional AutoÌnoma de MeÌxico, 2017.
ROBERTSON, J.; McDANIEL, C.. Themes of Contemporary Art. Visual Art after 1980. Nova York: Oxford University Press, 2010.
SANTOSCOY, P.. Entrevista com Paola Santoscoy. In: ALBUQUERQUE, F.. Práticas artísticas orientadas ao contexto e crítica em âmbito institucional. Tese de Doutorado em Artes Visuais. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
VOGLER, Alexandre. Atrocidades Maravilhosas: Ação independente de arte no contexto público. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n.8. 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).