Uma reflexão sobre arte e contexto no Museo Experimental El Eco a partir do trabalho de Vitor Cesar
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.131-142Keywords:
Arte Contemporânea, Contexto, Vitor Cesar, Museo Experimental El EcoAbstract
O objetivo deste artigo é refletir sobre as relações entre arte e contexto em âmbito institucional, a partir do trabalho Anfibologia, reciprocidad, desenvolvido pelo artista Vitor Cesar, em 2013, para o Museu Experimental El Eco, na Cidade do México. Para tanto, analisa-se o modo como a obra se endereça ao museu e aos seus públicos, tomando como suporte físico e conceitual sua arquitetura, a concepção do espaço enquanto convite à contemplação e à fruição, e também seu entorno. A partir da reflexão sobre o trabalho de Vitor Cesar no El Eco, o artigo indaga o que o museu pode aprender com a arte e com os artistas ao operar com obras orientadas ao contexto institucional.
Downloads
References
BROILO, A. C.. Museu Experimental El Eco, de Mathias Goeritz: um intervalo no tempo. Dissertação de Mestrado em Teoria, HistoÌria e CriÌtica da Arquitetura. Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
CESAR, V.. OBSERVAR CONSTRUÇÕES ATRAVESSANDO MONUMENTOS. Varsóvia: Centrum sztuki WspoÌÅ‚czesnej zamek ujazdowski, 2015.
CESAR, V.. O artista é público. Dissertação de mestrado em Artes. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
CESAR, V.. Entrevista com Vitor Cesar. In: ALBUQUERQUE, F.. Práticas artísticas orientadas ao contexto e crítica em âmbito institucional. Tese de Doutorado em Artes Visuais. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
DUCHAMP, M.. Le processos créatif. Paris: L"™Echoppe, 1987.
GOERITZ, M.. Manifiesto de la arquitectura emocional. In: OSTRANDER, T.. Abstracción temporal, Museo Experimental El Eco. Cidade do México: Universidad Nacional AutoÌnoma de MeÌxico, 2011.
LIND, M.. Learning From Art and Artists. In: WADE, G.. Curating in the 21st Century. Londres: University of Wolverhampton, 2000.
MENNA BARRETO, J.. Lugares moles. Dissertação de Mestrado em Artes. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MIRANDA, D.. La disonancia de El Eco. Cidade do México: Universidad Nacional AutoÌnoma de MeÌxico, 2017.
ROBERTSON, J.; McDANIEL, C.. Themes of Contemporary Art. Visual Art after 1980. Nova York: Oxford University Press, 2010.
SANTOSCOY, P.. Entrevista com Paola Santoscoy. In: ALBUQUERQUE, F.. Práticas artísticas orientadas ao contexto e crítica em âmbito institucional. Tese de Doutorado em Artes Visuais. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
VOGLER, Alexandre. Atrocidades Maravilhosas: Ação independente de arte no contexto público. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n.8. 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).