Uma reflexão sobre arte e contexto no Museo Experimental El Eco a partir do trabalho de Vitor Cesar

Autores/as

  • Fernanda Carvalho de Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.131-142

Palabras clave:

Arte Contemporânea, Contexto, Vitor Cesar, Museo Experimental El Eco

Resumen

O objetivo deste artigo é refletir sobre as relações entre arte e contexto em âmbito institucional, a partir do trabalho Anfibologia, reciprocidad, desenvolvido pelo artista Vitor Cesar, em 2013, para o Museu Experimental El Eco, na Cidade do México. Para tanto, analisa-se o modo como a obra se endereça ao museu e aos seus públicos, tomando como suporte fí­sico e conceitual sua arquitetura, a concepção do espaço enquanto convite à contemplação e à fruição, e também seu entorno. A partir da reflexão sobre o trabalho de Vitor Cesar no El Eco, o artigo indaga o que o museu pode aprender com a arte e com os artistas ao operar com obras orientadas ao contexto institucional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Carvalho de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Curadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), exercendo suas atividades no Bacharelado em Museologia, no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio e na Especialização em Práticas Curatoriais.

Citas

BROILO, A. C.. Museu Experimental El Eco, de Mathias Goeritz: um intervalo no tempo. Dissertação de Mestrado em Teoria, HistoÌria e CriÌtica da Arquitetura. Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

CESAR, V.. OBSERVAR CONSTRUÇÕES ATRAVESSANDO MONUMENTOS. Varsóvia: Centrum sztuki WspoÌÅ‚czesnej zamek ujazdowski, 2015.

CESAR, V.. O artista é público. Dissertação de mestrado em Artes. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

CESAR, V.. Entrevista com Vitor Cesar. In: ALBUQUERQUE, F.. Práticas artí­sticas orientadas ao contexto e crí­tica em âmbito institucional. Tese de Doutorado em Artes Visuais. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

DUCHAMP, M.. Le processos créatif. Paris: L"™Echoppe, 1987.

GOERITZ, M.. Manifiesto de la arquitectura emocional. In: OSTRANDER, T.. Abstracción temporal, Museo Experimental El Eco. Cidade do México: Universidad Nacional AutoÌnoma de MeÌxico, 2011.

LIND, M.. Learning From Art and Artists. In: WADE, G.. Curating in the 21st Century. Londres: University of Wolverhampton, 2000.

MENNA BARRETO, J.. Lugares moles. Dissertação de Mestrado em Artes. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

MIRANDA, D.. La disonancia de El Eco. Cidade do México: Universidad Nacional AutoÌnoma de MeÌxico, 2017.

ROBERTSON, J.; McDANIEL, C.. Themes of Contemporary Art. Visual Art after 1980. Nova York: Oxford University Press, 2010.

SANTOSCOY, P.. Entrevista com Paola Santoscoy. In: ALBUQUERQUE, F.. Práticas artí­sticas orientadas ao contexto e crí­tica em âmbito institucional. Tese de Doutorado em Artes Visuais. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

VOGLER, Alexandre. Atrocidades Maravilhosas: Ação independente de arte no contexto público. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n.8. 2001.

Publicado

2021-10-25

Número

Sección

Artigos