UMA ANÁLISE DE THE STANLEY PARABLE
do Jogo Eletrônico à Gamearte
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8985Resumen
Este artículo analiza el juego de ficción interactiva The Stanley Parable (2011), desarrollado por Davey Wreden y William Pugh, a la luz de los supuestos del arte del juego propuestos por Saul y Stuckey (2007), Bruno Mendonça (2014) y Annelise Witt (2013). El análisis tiene como objetivo establecer relaciones entre el arte del juego y las características narrativas y mecánicas del juego, como la jugabilidad en primera persona, el metalenguaje, la ruptura de la cuarta pared y la construcción de narrativa dramática. De esta manera, se sostiene que La Parábola de Stanley puede considerarse un producto del arte lúdico, contribuyendo así a la reflexión estética y teórica en este campo de estudio.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2024-06-30 (3)
- 2024-06-27 (2)
- 2024-06-26 (1)
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).