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UMA ANÁLISE DE THE STANLEY PARABLE

do Jogo Eletrônico à Gamearte

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8985

Abstract

This article analyzes the interactive fiction game The Stanley Parable (2011), developed by Davey Wreden and William Pugh, based on the definitions of game art proposed by Saul and Stuckey (2007), Bruno Mendonça (2014), and Anelise Witt (2013). The analysis intends to establish relations between the game art and the narrative and mechanics of the game, such as the first-person gameplay, metalanguage, break of the fourth wall, and the construction of dramatic tensions. Thus, it is argued that The Stanley Parable can be considered a product of game art, contributing to the aesthetic and theoretical reflection in this study field.

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Author Biographies

Bruno de Abreu Mendonça, Universidade Federal de Goiás

Bruno de Abreu Mendonça (Bruno Oubam, pseudônimo artístico) é artista multimídia e pesquisador natural de Goiânia/GO que discute questões relacionadas a jogos eletrônicos, arte e tecnologia, estética processos criativos, cultura visual e experimentações em mídias mistas. É Bacharel em Artes Visuais - Design Gráfico (2009 - FAV/ UFG), Mestre em Arte e Cultura Visual (2014 - PRPPG FAV/ UFG) e Doutor em Arte e Cultura Visual (2022 - PRPPG FAV/ UFG), bolsista CAPES durante todo o período de mestrado e doutorado. Como artista, sua produção engloba estudos acerca da representação do feminino, além de questões de cunho social e filosófico por meio da utilização de ampla experiência com mídias tradicionais e contemporâneas. Já teve obras expostas durante eventos nacionais e internacionais. É integrante do grupo de pesquisa Criação e Ciberarte (CRIA_CIBER)

Ícaro Lênin Maia Malveira, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro dos grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA/UFC) e Criação e Ciberarte (CRIA_CIBER/UFG). Tem interesse de pesquisa em zines, publicação experimental, histórias em quadrinhos, ilustração, livro de artista, ações na cidade, literatura, escrita criativa e gamearte.

 

Ana Laura Matos Torquato, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (PPGACV-FAV-UFG/CRIA_CIBER). Doutoranda em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na linha Poéticas Artísticas e Processos de Criação. Mestra em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Possui experiência na área de artes plásticas, participando de exposições coletivas nacionais e internacionais, palestras e eventos relacionados à publicações independentes. Sua pesquisa é voltada à área de Arte e Tecnologia, com foco em Jogos Eletrônicos e Visualidades. É integrante do grupo de pesquisa CIPEG - Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games e membro do grupo de pesquisa CRIA CIBER, da Universidade Federal de Goiás.

Published

2024-06-26

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Artigos