Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-05-23. Leia a versão mais recente.

Os Antípodas da Arte Visionária

a União das Polaridades nas Visões de Luz e Trevas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10781

Resumo

O principal objetivo deste trabalho consiste na realização de uma análise estética e descrição filosófica das manifestações de luz e trevas nos horizontes da arte visionária em alinhamento com as ideias de Aldous Huxley e Laurence Caruana. Com base nos estudos iconográficos das obras de Coppo di Marcovaldo, François le Barbier, Pieter Bruegel, Marcello Provenzale, Gustave Doré e Ada Mangilli, nós pretendemos não apenas identificar as representações da luminosidade e da escuridão, mas também demonstrar as correspondências entre estas últimas com as imagens da vida e da morte, do inferno e do paraíso, em particular nas criações artísticas medievais e modernas. Desta feita, através de uma metodologia analítico-descritiva que combina experiência fenomenológica, investigação bibliográfica, leitura hiperfocada, abordagem hermenêutica, diálogos interculturais, pensamento crítico e escrita criativa sobre os temas selecionados, nós idealizamos obter, como resultado desta pesquisa, um entendimento mais profundo sobre a união das polaridades que está presente na atemporalidade do processo criativo dos artistas visionários. Em linhas gerais, ao interpretamos as iconografias de iluminação e ensombrecimento como representativas dos estados de espírito, sob os auspícios de uma filosofia da mente que reconhece a atividade criativa enquanto forma de cognição ampliada, onde o real e o imaginário se entrelaçam na jornada através de múltiplas esferas ontológicas, nós procuramos explicitar de que maneira se alinham os antípodas da consciência nas expressões do visionarismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jan Clefferson Costa de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel, Mestre e Doutor com Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Licenciado em Filosofia e Especialista em Neurociências pela Faculdade Única de Minas Gerais. Especialização em andamento na área de Cannabis Medicinal pela Faculdade do Leste Mineiro. Professor Visitante de Filosofia na Universidade Estadual do Ceará. Coordenador Adjunto do Grupo de Estudos em Sabedorias Enteogênicas e Filosofias Psicodélicas. Editor Chefe da Revista Polymatheia. Professor Convidado da Pós-Graduação em Enteogenia Terapêutica do Instituto Hermes de Transformação Humana/Faculdades UNICORP. Colaborador Acadêmico da Sociedad Científica Vía Synapsis (México). Autor do livro “Transfigurações Psicodélicas: as Metamorfoses da Arte em Friedrich Nietzsche e Alex Grey” pela Editora Dialética. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Nathalia Cristina Medeiros Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Psicanalista pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica. Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora-Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos em Sabedorias Enteogênicas e Filosofias Psicodélicas. Secretária Executiva da Revista Polymatheia. Nísia Floresta, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Versões

Edição

Seção

Dossiê: Inconsciente e contracultura: dissidências artísticas alternativas