OS ANTÍPODAS DA ARTE VISIONÁRIA
a União das Polaridades nas Visões de Luz e Trevas
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10781Palavras-chave:
Arte Visionária, Estética Filosófica, Estudos Iconográficos, Experiência Mística, Filosofia da MenteResumo
O principal objetivo deste trabalho consiste na realização de uma análise estética e descrição filosófica das manifestações de luz e trevas nos horizontes da arte visionária em alinhamento com as ideias de Aldous Huxley e Laurence Caruana. Com base nos estudos iconográficos das obras de Coppo di Marcovaldo, François le Barbier, Pieter Bruegel, Marcello Provenzale, Gustave Doré e Ada Mangilli, nós pretendemos não apenas identificar as representações da luminosidade e da escuridão, mas também demonstrar as correspondências entre estas últimas com as imagens da vida e da morte, do inferno e do paraíso, em particular nas criações artísticas medievais e modernas. Desta feita, através de uma metodologia analítico-descritiva que combina experiência fenomenológica, investigação bibliográfica, leitura hiperfocada, abordagem hermenêutica, diálogos interculturais, pensamento crítico e escrita criativa sobre os temas selecionados, nós idealizamos obter, como resultado desta pesquisa, um entendimento mais profundo sobre a união das polaridades que está presente na atemporalidade do processo criativo dos artistas visionários. Em linhas gerais, ao interpretamos as iconografias de iluminação e ensombrecimento como representativas dos estados de espírito, sob os auspícios de uma filosofia da mente que reconhece a atividade criativa enquanto forma de cognição ampliada, onde o real e o imaginário se entrelaçam na jornada através de múltiplas esferas ontológicas, nós procuramos explicitar de que maneira se alinham os antípodas da consciência nas expressões do visionarismo.
Downloads
Referências
ALIGHIERI, D. A Divina Comédia. Tradução de J. P. Xavier. Ilustrada por Gustave Doré. São Paulo: Cia. Brasil Editora, 1955.
AREOPAGITA, P. D. Obras Completas: Los Nombres de Díos, Jerarquía Celeste, Jerarquía Eclesiástica, Teología Mística, Cartas Varias. Traducción de Hipólito Cid Blanco y Theodoro H. Martín. Edición de Theodoro H. Martín. Presentación de Olegário González de Cardedal. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 2002.
ARIÈS, P. L’Homme devant la Mort. Paris: Le Seuil, 2014.
AUERBACH, N. The Woman and the Demon: the Life of a Victorian Myth. Massachusetts: Harvard University Press, 1982.
BELTING, H. Bild und Kult: eine Geschichte des Bildes vor dem Zeitalter der Kunst. Müchen: Verlag C. H. Beck, 1990.
BYNUM, C. W. Christian Materiality: an Essay on Religion in Late Medieval Europe. New York: Zone Books, 2015.
BLAKE, W. The Complete Illumination Books. Prologue by John Commander. Introduction by David Bindman. London: Thames & Huston, 2001.
BOTTERILL, S. Dante and the Mystical Tradition: the Figure of Saint Bernard in the Commedia. New York: Cambridge University Press, 1994.
BURKERT, W. Ancient Mistery Cults. Massachusetts: Harvard University Press, 1987.
BRONFEN, E. Over her Dead Body: Death, Femininity, and Aesthetic. Manchester: Manchester University Press, 1991.
CAMILLE, M. Images dans les Marges: aux Limites de l’Art Medieval. Paris: Gallimard, 1997.
CARUANA, L. A Manifesto of Visionary Art. Paris: Recluse Pub, 2001.
CARUANA, L. O Primeiro Manifesto da Arte Visionária. Tradução de José Eliézer Mikosz. Curitiba: Ordem Rosa Cruz, 2013.
CHARRUTHERS, M. The Book of Memory: a Study of Memory in Medieval Culture. 2ª Ed. Massachusetts: Cambridge University Press, 2008.
CHERRY, D. Beyond the Frame: Feminism and Visual Culture, Britain 1850-1900. London: Routledge Press, 2000.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos: Mitos, Sonhos, Costumes, Gestos, Formas, Figuras, Cores, Números. Tradução de Vera da Costa e Silva, Raul de Sá Barbosa, Ângela Melin e Lúcia Melin. 26ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
DE BEAUVAIS, V. Miroir Historial. Traduction de Jean de Vignay [Livres 1 a 11 de Speculum Historiale]. François le Barbier, Enlumineur. Gilles Gracien, Copiste. Paris: Bibliothèque Nationale de France, Departament des Manuscripts, 1459-1463.
DE FREITAS, J. C. C. Entheogenic Creativity: Shamanism and Entheogens in the Visionary Art of Alex Grey. In: Revista Kalagatos, Fortaleza, v. 20, n. 1, p. 1-20, ek23011, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/10132
DE FREITAS, J. C. C.. Ecstatic States and Visionary Art: from Metaphysical Realms to Aesthetic Creation. In: Revista Cacto, Petrolina, v. 4, n. 2, e24014, 2024. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/665
DE FREITAS, J. C. C. Platonismo e Psicodelia: às Origens Psicodélicas da Metafísica Platônica. In: Revista Anthesis, Rio Branco, v. 6, n. 11, p. 1-17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/1566
DELVILLE, J. The New Mission of Art: a Study of Idealism in Art. New York: Wentworth Press, 2016.
ELIADE, M. O Sagrado e o Profano: a Essência das Religiões. Tradução de Rogério Fernandes. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GEBSER, J. The Ever Present Origin: Foundations of Aperspectival World - Part 1. Translation by Noel Barstad and Algis Mickunas. Ohio: Ohio University Press, 2020.
GIBSON, W. Pieter Bruegel and the Art of Laughter. California: University of California Press, 2016.
GIGER, H. R. Necronomicon. Introduction by Clive Baker. Bervely Hills: Morpheus International, 1993.
GOODRICK-CLARKE, N. The Western Esoteric Traditions: a Historical Introduction. New York: Oxford University Press, 2008.
GRABAR, A. Les Voies de la Création en la Iconographie Chrétienne: Antiquité e Moyen Âge. Paris: Flammarion Editeurs, 2009.
GREY, A. The Mission of Art. Colorado: Shambala Press, 1998.
HAMBURGER, J. The Visual and the Visionary: Art and Female Spirituality in Late Medieval Germany. New York: Zone Books, 1998.
HARBISON, C. The Art of the Northern Renaissance. New York: The Every Man Art Library, 2012.
HASKEL, F. Rediscoveries in Art: some Aspects of Taste, Fashion, and Collecting in England and France. New York: Cornell University Press, 1976.
HILDEGARD, S. Scivias.Translation by Columba Hart and Jane Bishop. Introduction by Barbara Newman. Preface by Caroline Walker Bynum. New Jersey: Paulist Press, 1990.
HOFMANN, A. El Mensaje de los Misterios Eleusinos para el Mundo de Hoy. In: WASSON, R. G.; HOFMANN, A.; RUCK, C. A. P. El Camino a Eleusis: una Solución al Enigma de los Mistérios. Traducción de Felipe Garrido. Edición de Robert Forte. Prefacio de Huston Smith. México: Fondo de Cultura Económica, 2013. p. 203-214.
HUXLEY, A. L. Moksha: os Escritos Clássicos de Aldous Huxley sobre Psicodélicos e a Experiência Visionária.Tradução de Adriano Escandolara. São Paulo: Biblioteca Azul, 2022.
HUXLEY, A. L. The Doors of Perception/Heaven and Hell. New York: Harper Books, 1963
JUNG, C. G. Aion: Estudos sobre o Simbolismo do Si-mesmo. Tradução de Pe. Dom Mateus Ramalho Rocha. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
KAENEL, P. Gustave Doré, Master of Imagination. Paris: Flammarion-Pere Castor, 2014.
KAVALER, E. M. Pieter Bruegel: Parables of Order and Enterprise. Masachusetts: Cambridge University Press, 1999.
KESSLER, H. Seeing Medieval Art: Rethinking the Middle Ages. Toronto: University of Toronto Press, 2004.
KROMM, J. The Art of Frenzy: Public Madness in the Visual Culture of Europe, 1500-1850. London: Continuum International Publishing Group, 2001.
LADNER, G. God, Cosmos, and Humankind: the World of Early Christian Symbolism. Translation by Thomas Dunlap. Los Angeles: University of California Press, 1995.
MAGEE, G. A. The Cambridge Handbook of Western Mysticism and Esotericism. New York: Cambridge University Press, 2016.
MALÊ, É. L’Art Religieux du XIIe au XVIIIe Siècle. Paris: Armand Colin, 1961.
MAZZOTTA, G. Dante’s Vision and the Circle of Knowledge. New Jersey: Princeton University Press, 1993.
MCGINN, B. The Varieties of Vernacular Mysticism: 1350-1550. Col. The Presence of God, v. 5. Freiburg: Herder & Herder, 2016.
MERKUR, D. Ecstatic Imagination: Psychedelic Experiences and the Psychoanalysis of Self-Actualization. New York: State University of New York Press, 1998.
MIKOSZ, J. E.; LOUSA, T. Imagens da Melancolia na Arte do Impressionismo à Atualidade. In: Revista Art&Sensorium, Curitiba, v. 11, p. 1-15, 2024. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/sensorium/article/view/9247
MILTON, J. Paradise Lost. Illustrated by Gustave Doré. Edited by Henry C. Walsh. New York: John W. Lovell Company, 1890.
NEWMANN, E. A Grande Mãe: um Estudo Fenomenológico da Constituição Feminina do Inconsciente. Tradução de Fernando Pedroza de Mattos e Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Cultrix, 1999.
OTTO, R. O Sagrado: os Aspectos Irracionais na Noção do Divino e sua Relação com o Racional. Tradução de João J. Vila-Chã. São Paulo: Editora Teológica, 2007.
PANOFSKY, E. Significado nas Artes Visuais. Tradução de Maria Clara F. Kneese e Jacob Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2020.
PARKER, R. The Subversive Stitch: Embroidery and the Making of the Feminine. Salem Road: I. B. Tauris, 2012.
RENONCIAT, A. La Vie et l’Oeuvre de Gustave Doré. Paris: Petit Palais, Musée de Beaux-Arts de la Ville de Paris, 1983.
ROUNTREE, K. Embrace the Witch and the Goddess: Feminist Ritual-Makers in New Zeland. London: Routledge Press, 2003.
RUCK, C. A. Paul. La Visión de Eleusis. In: WASSON, R. G.; HOFMANN, A.; RUCK, C. A. P. El Camino a Eleusis: una Solución al Enigma de los Mistérios. Traducción de Felipe Garrido. Edición de Robert Forte. Prefacio de Huston Smith. México: Fondo de Cultura Económica, 2013.
RUYS, J. F. Demons in the Middle Ages. Amsterdã: Amsterdã University Press, 2021. p. 66-198.
SCHIMITT, J. C. Ghosts in the Middle Ages: the Living and the Dead in the Medieval Society. Translation by Teresa Lavander Fagan. Chicago: University of Chicago Press, 1999.
STARHAWK. Circle Round: Raising Children int the Goddess Tradition. Westminster: Random House Publishing, 2020.
SULLIVAN, M. Brugel and the Creative Process: 1559-1563. Abingdon: Routledge Press, 2018.
THON, P. Bruegel’s The Triumph of Death Reconsidered. Massachusetts: Cambridge University Press, 2018.
WALLS, J. Hell: the Logic of Damnation. Indiana: University of Notre Dame Press, 1992.
WASSON, R. G.; HOFMANN, A.; RUCK, C. A. P. El Camino a Eleusis: una Solución al Enigma de los Mistérios. Traducción de Felipe Garrido. Edición de Robert Forte. Prefacio de Huston Smith. México: Fondo de Cultura Económica, 2013.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-05-27 (3)
- 2025-05-23 (2)
- 2025-05-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Art&Sensorium

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).