IMAGES OF MELANCHOLY IN THE ART FROM IMPRESSIONISM TO THE PRESENT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9247

Keywords:

Genialidade, Iconografia Melancólica, Impressionismo, Arte Contemporânea

Abstract

This article reflects on the persistent role of Melancholy in Art. It starts from a general history of the concept of melancholy, listing examples of works by artists from the Symbolist and Impressionist periods to contemporary ones that bring emblematic situations that we can associate with Melancholy. Through a cut, which aims to recover images in which the typical iconography of the melancholic person is represented with his hand under his chin, the authors used a qualitative semiotic methodology in their iconographic analysis. Hoping to contribute to current reflections and approaches on the topic, this short article repositions Melancholia on the map of arts and culture.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Eliézer Mikosz, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Curitiba 1

Artista transmídia, professor e pesquisador. Pós-doutoramento no Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (Departamentode Línguas, Culturas e Literaturas Modernas) e do Centro de Humanidades (CHAM) no subgrupo Arte, História e Patrimônio, com o tema em Representações de Arte e Erotismo inspirados na Contracultura Psicodélica dos anos 1960 na Universidade NOVA de Lisboa, 2024. Pós-doutoramento em Ciências da Arte e do Patrimônio com o tema Arte Visionária e Psicodélica na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), 2018. Doutorado pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH-UFSC) com a tese A Arte Visionária e a Ayahuasca, 2009. Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Editor da Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais ArtSensorium. Professor no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Mestrado Acadêmico da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap - PPGAV - Unespar Campus de Curitiba 1) e no Programa de Pós Graduação em Artes, Mestrado Profissional da Faculdade de Artes do Paraná (FAP - PPGARTES - Unespar Campus de Curitiba 2). Membro do Centro de Investigação em Belas Artes da Universidade de Lisboa (CIEBA-FBAUL).

Teresa Lousa, Universidade de Lisboa

Teresa Lousa é investigadora do CHAM (Centro de Humanidades) desde 2016 no grupo Arte, História e Património. É Professora Auxiliar desde 2008 na Universidade de Belas Artes de Lisboa. Leciona diversas cadeiras no grupo de Ciências da Arte e do Património, desde diversas licenciaturas em artes, até mestrados e doutoramentos onde apresenta seminários e orienta vários mestrados e doutoramentos.
Desde 2015 e especialmente a partir de 2017, o seu reconhecimento internacional expandiu-se através da participação contínua em congressos internacionais por submissão ou por convite. Nestes anos apresentou conferências dentro e fora de Portugal, em cidades como: Taipei (Taiwan), Barcelona, ​​Salamanca, Saragoça, Valladolid, Winchester, Dublin, Nova Iorque (por Skype), Paris, Curitiba (Brasil) etc.
Ao mesmo tempo, aumentou a publicação de artigos em revistas indexadas de acesso aberto em Portugal, Espanha e Brasil e também publicou capítulos de livros em diversas obras coletivas nos EUA (2016), Portugal (2018-2019) e recentemente em Paris (2019) e Londres (2020).
É Editora da Revista Art&Sensorium (História da Teoria da Arte, Poéticas Visuais), UNESPAR, desde 02/2018, revista internacional indexada com avaliação Qualis A3.
Desde 2016 tem sido convidada para revisão por pares de vários artigos em: Revista 'Arte, Individuo y Sociedad' (Universidade Complutense de Madrid), Revista 'Convocarte' (FBAUL) e Revista 'Art&Sensorium' (UNESPAR) e ARTIS (FLUL) todas revistas indexadas e internacionais de Universidades Públicas.
Foi convidada para Presidente de Bancas de Qualificação em comissões de dissertações de mestrado e doutorado. Licenciaturas na FBAUL, FCSH (UNL), UVA (Valladolid, Espanha), e também integrou como Membro de diversas Comissões Científicas e Executivas de diversas Conferências Internacionais na FBAUL, e CHAM-FCSH.
É membro associado convidado da Sociedade Espanhola de Estética e Teorias da Arte (SEyTA), desenvolvendo uma parceria académica ibérica.

References

FACING, HISTORY & OURSELVES. Samuel Bak Illuminations. Acesso em 15/05/2024. https://www.facinghistory.org/resource-library/samuel-baks-illuminations-audio-tour. Boston, 2024.

FERRAZ, Ignez. Melancolia em Ron Mueck. http://www.ignezferraz.com.br/mainportfolio4.asp?pagina=Dicas&cod_item=968, 2003. (acedido em 20/05/2024)

KLYBANSKY, R., PANOFSKY, E. & SAXL, F. Saturno y la Melancolía, Versión Española de Maria Luisa Balseiro, Madrid: Alianza Editorial, 2006.

KRISTEVA, Julia. Sol negro: depressão e melancolia. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.LABIARTE. Melancolia: um Experimento Impressionista. Disponível em: https://labiarte.medium.com/melancolia-um-experimento-impressionista-f4a7e3caddeb, 2021. (acedido em 20 de março de 2024)

LAMBOTTE, Marie Claude. O discurso melancólico da fenomenologia à metapsicologia. Ed. Cia de Freud, 1997.

LAMBOTTE, Marie-Claude. Estética da Melancolia. Rio de Janeiro: Companhia de Freud Editora, 2000.

LENHARO, Mariana Pereira, Van Gogh e a melancolia: Pinturas de pôr do sol em Arles, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Tese de Mestrado, 2014.

PAPATHANASIOU, Katerina. Graffiti Art From Greek Myth ‘Niobe’ in Gaza, https://greekreporter.com/2015/02/27/graffiti-art-from-greek-myth-niobe-in-gaza/, 2015. (acedido em 20 de maio de 2024)

PERES, Urania Tourinho. Dúvida Melancólica, Dívida Melancólica, Vida Melancólica.In:Melancolia.São Paulo: Ed. Escuta, 1996.

KLYBANSKY, Raymond. Erwin Panofsky, Fritz Saxl, Saturno y la Melancolía, Versión Española de Maria Luisa Balseiro, Madrid: Alianza Editorial, 2006.

RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. Porto Alegre: Coleção L&PM Pocket, 2006.

SZCZYREK, Paweł. Zdzisław Beksiński i ponowoczesna melancholia. Zarys interpretacyjny (Na końcu ogrodu, Centrala snów, Informator). ROZPRAWY I ARTYKUŁY TEMATY I KONTEKSTY: NR 9 (14) /2019.

TEMPLETON, J. (2000). The Munch-Ibsen Connection: Exposing A Critical Myth. Scandinavian Studies,72(4), 445–462, 2000). Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40920257. (acedido em 15/03/2023).

WALTHER, Ingo F. Vincent van Gogh, 1853 - 1890: Visão e Realidade. Köln: Taschen, 2012.

Published

2024-06-26 — Updated on 2025-05-29

Versions

Issue

Section

Dossier - Melancholy and Art