IMÁGENES DE MELANCOLIA EN EL ARTE DESDE EL IMPRESIONISMO HASTA LA ACTUALIDAD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9247

Resumen

Este artículo reflexiona sobre el papel persistente de la Melancolía en el Arte. Se parte de una historia general del concepto de melancolía, enumerando ejemplos de obras de artistas desde los períodos simbolista e impresionista hasta los contemporáneos que traen situaciones emblemáticas que podemos asociar a la melancolía. A través de un corte, que pretende recuperar imágenes en las que se representa la iconografía típica del personaje melancólico con la mano bajo la barbilla, los autores utilizaron una metodología semiótica cualitativa en su análisis iconográfico. Con la esperanza de contribuir a las reflexiones y enfoques actuales sobre el tema, este breve artículo reposiciona Melancolía en el mapa de las artes y la cultura.

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Biografía del autor/a

José Eliézer Mikosz, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Curitiba 1

Artista transmídia, professor e pesquisador. Pós-doutoramento no Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (Departamentode Línguas, Culturas e Literaturas Modernas) e do Centro de Humanidades (CHAM) no subgrupo Arte, História e Patrimônio, com o tema em Representações de Arte e Erotismo inspirados na Contracultura Psicodélica dos anos 1960 na Universidade NOVA de Lisboa, 2024. Pós-doutoramento em Ciências da Arte e do Patrimônio com o tema Arte Visionária e Psicodélica na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), 2018. Doutorado pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH-UFSC) com a tese A Arte Visionária e a Ayahuasca, 2009. Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Editor da Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais ArtSensorium. Professor no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Mestrado Acadêmico da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap - PPGAV - Unespar Campus de Curitiba 1) e no Programa de Pós Graduação em Artes, Mestrado Profissional da Faculdade de Artes do Paraná (FAP - PPGARTES - Unespar Campus de Curitiba 2). Membro do Centro de Investigação em Belas Artes da Universidade de Lisboa (CIEBA-FBAUL).

Teresa Lousa, Universidade de Lisboa

Teresa Lousa é investigadora do CHAM (Centro de Humanidades) desde 2016 no grupo Arte, História e Património. É Professora Auxiliar desde 2008 na Universidade de Belas Artes de Lisboa. Leciona diversas cadeiras no grupo de Ciências da Arte e do Património, desde diversas licenciaturas em artes, até mestrados e doutoramentos onde apresenta seminários e orienta vários mestrados e doutoramentos.
Desde 2015 e especialmente a partir de 2017, o seu reconhecimento internacional expandiu-se através da participação contínua em congressos internacionais por submissão ou por convite. Nestes anos apresentou conferências dentro e fora de Portugal, em cidades como: Taipei (Taiwan), Barcelona, ​​Salamanca, Saragoça, Valladolid, Winchester, Dublin, Nova Iorque (por Skype), Paris, Curitiba (Brasil) etc.
Ao mesmo tempo, aumentou a publicação de artigos em revistas indexadas de acesso aberto em Portugal, Espanha e Brasil e também publicou capítulos de livros em diversas obras coletivas nos EUA (2016), Portugal (2018-2019) e recentemente em Paris (2019) e Londres (2020).
É Editora da Revista Art&Sensorium (História da Teoria da Arte, Poéticas Visuais), UNESPAR, desde 02/2018, revista internacional indexada com avaliação Qualis A3.
Desde 2016 tem sido convidada para revisão por pares de vários artigos em: Revista 'Arte, Individuo y Sociedad' (Universidade Complutense de Madrid), Revista 'Convocarte' (FBAUL) e Revista 'Art&Sensorium' (UNESPAR) e ARTIS (FLUL) todas revistas indexadas e internacionais de Universidades Públicas.
Foi convidada para Presidente de Bancas de Qualificação em comissões de dissertações de mestrado e doutorado. Licenciaturas na FBAUL, FCSH (UNL), UVA (Valladolid, Espanha), e também integrou como Membro de diversas Comissões Científicas e Executivas de diversas Conferências Internacionais na FBAUL, e CHAM-FCSH.
É membro associado convidado da Sociedade Espanhola de Estética e Teorias da Arte (SEyTA), desenvolvendo uma parceria académica ibérica.

Publicado

2024-06-26 — Actualizado el 2024-06-27

Versiones

Número

Sección

Dossier - Melancolía y arte