os dezenove milhões de nomes de maria camaleão : pedro lemebel no brasil colonial-técno-digital-ficcional do século vintchy-um

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9871

Resumo

este trabalho propõe uma leitura travestida do texto “os mil nomes de maria camaleão”, de pedro lemebel, em articulações com outras referências artístico-teóricas. dois textos são desenvolvidos paralelamente – o de nestor no corpo do texto e o de debora nas notas de rodapé – para dialogar sobre corpos queer/cuir e seus processos performativos de nomeação como estratégia política de existência e sobrevivência. as estéticas e políticas queer/cuir são acionadas como operação de apropriação de discursos violentos endereçados a corpas dissidentes como forma de desestabilização das normas. o texto se encerra com um exercício de arte batismal: uma nova seção para a lista de apelidos apresentada por pedro em seu texto original, com uma atualização autoficcional de nomes, adjetivos e referências que se destacam na vivência de corpacuirs dissidentes em um interior suleado no brasil colonizado inserido na ficção-técno-digital no século vintchy-um.

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Biografia do Autor

Nestor Varela Junior, UDESC

nestor varela. mestrande em artes visuais na linha processos aritisticos contemporâneos do programa de pós-graduação em artes visuais (ppgav) da universidade do estado de santa catarina (udesc), florianópolis, santa catarina, brasil. tecnólogue em fotografia pela universidade do vale do itajaí (univali), itajaí, santa catarina, brasil.  artista visual, produtorie e mediadorie cultural. florianópolis, santa catarina, brasil.

Debora Pazetto, UDESC

debora pazetto é artista e docente na área de teorias das artes na graduação em artes visuais e na linha de processos artísticos contemporâneos no programa de pós-graduação em artes visuais da udesc. tem graduação em filosofia e em artes visuais, mestrado e doutorado em filosofia da arte. sua atuação transversal (teorias e processos) deriva de pesquisas em teorias queer/cuier, pensamento sapatão e arte drag, que se encontram na dissidência em relação aos binarismos coloniais, incluindo teoria x prática. seus trabalhos se materializam nos campos da escrita instalada e da palestra-performance. além de conspirar junto às potências políticas dos corpos, eles investigam dispositivos acadêmicos – como o periódico, o simpósio/colóquio, a banca, o plano de ensino – enquanto plataformas performáticas. florianópolis, santa catarina, brasil.

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Publicado

2024-11-07

Edição

Seção

Artigos em Poéticas