A EDUCAÇÃO COMO MEIO NECESSÁRIO PARA ALCANÇAR UMA MEMÓRIA HISTÓRICA NA PESPECTIVA DE HANNAH ARENDT:

JULGAMENTO CRÍTICO COMO REMÉDIO À REPETIÇÃO DO PASSADO

Autores

  • Allison Bruno dos Santos Faculdade Campos Elísios

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2025.5.2.11237

Palavras-chave:

Educação, Hannah Arendt, natalidade, memória histórica, julgamento crítico, banalidade do mal; totalitarismo, pluralidade; ética; democrac

Resumo

Resumo: Este artigo analisa a educação sob a perspectiva filosófica de Hannah Arendt, destacando seu papel essencial na prevenção de horrores históricos como o totalitarismo. Arendt defende que educar é formar indivíduos capazes de pensar e julgar criticamente, indo além da simples transmissão de conhecimento. A ideia de natalidade representa a responsabilidade ética dos adultos em preparar os jovens para renovar o mundo. A escola deve ser um espaço de pluralidade, liberdade e memória histórica, promovendo reflexão ética e julgamento responsável. O conceito de “banalidade do mal” reforça a importância do pensamento autônomo. Assim, a educação é apresentada como um ato político de amor ao mundo, fundamental para preservar a democracia e evitar a repetição dos erros do passado.

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

dos Santos, A. B. (2025). A EDUCAÇÃO COMO MEIO NECESSÁRIO PARA ALCANÇAR UMA MEMÓRIA HISTÓRICA NA PESPECTIVA DE HANNAH ARENDT: : JULGAMENTO CRÍTICO COMO REMÉDIO À REPETIÇÃO DO PASSADO. Revista Paranaense De Filosofia, 5(2), 148–154. https://doi.org/10.33871/27639657.2025.5.2.11237

Edição

Seção

Artigos