TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.198-222Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Formação inicial, Formação continuada, Professores de MatemáticaResumo
A formação de professores é um tema que necessita atenção contínua, pois o professor atua em um contexto social, que sofre transformações. Com o advento das tecnologias, dentre os diferentes vieses, a formação tecnológica ganha evidência. No presente artigo tem-se por objetivo investigar o uso das tecnologias digitais (TD) como estratégia metodológica na prática docente em sala de aula e na formação de professores de matemática. Para isso, realizou-se um mapeamento de trabalhos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2016 à 2021, a fim de identificar o que se tem produzido sobre o tema. Para análise dos dados, utilizou-se da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam a necessidade dos cursos de formação inicial de professores enfatizar o viés tecnológico. Sugere-se a formação continuada como uma alternativa para o aprofundamento da formação inicial, enriquecendo a prática docente para/com o uso das TD, mesmo que ainda hajam desafios quanto a precariedade e acessibilidade dos recursos tecnológicos.
Downloads
Referências
ALBERTI, L. A. Tendências no Ensino de Matemática no Brasil: uma análise a partir de livros didáticos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó – SC, 2016.
ALMEIDA, A. N. de. Formação continuada de professores de matemática na perspectiva do ensino híbrido. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2017.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad.: RETO, L. A.; PINHEIRO, A. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARROS, R. L.; OLÍMPIO, I. M. M. A inserção das novas tecnologias na formação de professores. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 2, n. 03, 2016. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v2i03.40. Acesso em: 14 jul. 2021.
BATISTA, S. C. F.; BARCELOS, G. T. Reflexões sobre o uso pedagógico da tablets: ações na formação inicial de professores de Matemática. In: PEIXOTO, G. T. B., et al. (Orgs.). Tecnologias Digitais na Educação: pesquisas e práticas pedagógicas. Campos dos Goytacazes – RJ: Essentia, 2015.
BATTISTI, S. O ensino da Matemática e a utilização das TIC nas escolas estaduais da cidade de Erechim-RS: uma investigação. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação), Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim – RS, 2017.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n° 2, de 01 de julho de 2015. Brasília - DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=17719&Itemid. Acesso em: 30 jun. 2021.
CARVALHO, R. L. Educação Integral no Brasil: reflexões acerca da formação para o esclarecimento e a autonomia na perspectiva de Adorno. 2017. Tese (Doutorado em Educação Brasileira), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
CHINELLATO, T. G. Formação continuada de professores com o uso de tecnologias digitais: produção de atividades de conteúdos matemáticos a partir do currículo paulista. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro – SP, 2019.
CIBOTTO, R. A. G. O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores: uma experiência na licenciatura em matemática. 2015. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, 2015.
COLLING, J. Perspectivas de articulação dos conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e do conteúdo na formação inicial de professores de matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó – SC, 2017.
COLLING, J.; RICHIT, A. Aspectos transversais da articulação dos conhecimentos profissionais na formação inicial de professores de matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v. 13, nº 1, pp. 17-25, 2020. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n1p17-25. Acesso em: 06 jul. 2021.
CONCEIÇÃO, D. L. da. Aplicativos educacionais no ensino da matemática: potencialidades de uso em concepções e práticas docentes. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas – RS, 2018.
COSTA, L. P. da. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
CUNHA, M. F. da. Tecnologias Digitais em cursos de Licenciatura em Matemática em uma universidade pública paulista. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro – SP, 2018.
DIOGO, R. C. Formação continuada de professores e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação: o percurso de uma intervenção formativa. 2016. Tese (Doutorado Educação), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.
FARIA, R. W. S. de C.; ROMANELLO, L. A.; DOMINGUES, N. S. Fases das tecnologias digitais na exploração matemática em sala de aula: das calculadoras gráficas aos celulares inteligentes. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém – PA, v.14, n.30, p.105-122, out. 2018. ISSN 2317-5125. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5305. Acesso em: 12 jan. 2021.
FELCHER, C. D. O. Tecnologias digitais: percepções de professores de matemática no contexto do desenvolvimento profissional docente. 2020. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
FELCHER, C. D. O.; PINTO, A. C. M.; FOLMER, V. Tendências em TD reveladas no EBRAPEM. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.21, n.2, p.01-22, 2019. ISSN: 1983-3156. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p001-022. Acesso em: 02 nov. 2021.
FRAGA, T. C. G. Uma análise do caso multimídia "Explorando perímetro e área" para a formação de professores que ensinam matemática. 2019. Dissertação (Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Londrina, Londrina – PR, 2019.
FRANÇA, P. L. Tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores de matemática: um estudo com egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG, 2019.
FREITAS, R. de O. Tecnologias móveis na formação de professores que ensinam matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
GUALANDI, J. H. Os reflexos de uma formação continuada na prática profissional de professores que ensinam matemática. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
HERMENEGILDO, K. de M. Os saberes da formação inicial do professor para a integração da investigação em Matemática com recursos da geometria dinâmica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
LEITE, R. da S. Formação de professores de Matemática e tecnologias digitais: um estudo sobre o Teorema de Tales. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
LIMA, T. V. de. Professores de matemática da rede estadual em Goiânia: TDIC em perspectiva. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
LUIZ, L. S. Formação continuada de professores para o uso de tecnologia digital da informação e comunicação baseada na teoria do mobile learning para o ensino de matemática. 2018. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
MELO, C. I. B.; et al. Perspectivas teóricas de formação, saberes e identidade profissional docente presentes em pesquisas sobre o professor que ensina matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 20. p. 89-108, 2021. ISSN: 2238-5800. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.89-108. Acesso em: 16 jul. 2022.
MEREDYK, F. A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais: desenvolvendo aplicativos educacionais móveis utilizando o software de programação App Inventor 2. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v.108, n.6, p.1017-1054, 2006.
MISKULIN, R. G. S. As possibilidades didático-pedagógicas de ambientes computacionais na formação colaborativa de professores de matemática. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas – SP: Mercado das Letras, 2003.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas – SP: Papirus, 2013.
NONATO, K. J.; COSTA, N. M. L. da. Rompendo barreiras: desafios dos professores das licenciaturas em matemática para integrar tecnologias digitais ao currículo. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática. v.3, n.2, p.194-214, dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/12745. Acesso em: 09 fev. 2022.
NORA, M. D. Formação inicial de professores de matemática no âmbito das tecnologias digitais de comunicação e informação. 2020. Tese (Doutorado em Educação), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo – RS, 2020.
OLIVEIRA, G. P. A Percepção dos professores de matemática sobre o uso pedagógico de objetos de aprendizagem na formação inicial e continuada. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
PEREIRA, A. L. Crenças e concepções de professores acerca do uso das tecnologias digitais em aulas de matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro – SP, 2017.
PERIPOLLI, P. Z. SPOC: uma alternativa para a formação continuada de professores de matemática para a educação profissional tecnológica. 2018. Dissertação (Mestrado Educação Profissional e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, 2018.
PONTES, A. P. F. F. Tecnologias e o professor de Matemática: percepção, integração e entraves. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
RABELO, N. M. TIC na formação inicial: uma visão de futuros professores de dois cursos de licenciatura da UFOPA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém – PA, 2019.
RICHIT, A. Apropriação do conhecimento pedagógico-tecnológico em Matemática e a formação continuada de professores. 2010. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro – SP, 2010.
____. Formação de Professores em Tecnologias Digitais: desdobramentos nas práticas escolares em face do Programa Um Computador por Aluno. Uni-Pluriversidad, vol. 14, nº. 3, p. 81-93, 2015. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/unip/article/view/21342. Acesso em: 14 jul. 2021.
____. Desenvolvimento profissional de professores: um quadro teórico. Research, Society and Development, v.10, n.14, p. e342101422247, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i14.22247. Acesso em: 18 ago. 2022.
ROSA, C. D. da. Tecnologias móveis na formação inicial dos professores: possibilidades no ensino da tabuada. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Franciscana, Santa Maria – RS, 2019.
SANTOS, J. G. Desenvolvimento profissional docente para as tecnologias de informação e comunicação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba – MG, 2016.
SANTOS, J. C. de S. Formação continuada do professor de matemática: contribuições das tecnologias da informação e comunicação para prática pedagógica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão – SE, 2018.
SILVA, E. S. A integração das tecnologias à licenciatura em Matemática: percepções do professor sobre dificuldades e desafios para a formação inicial. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
SILVA, M. S. Perspectivas de licenciandos em de matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro – SP, 2020.
SOUZA, L. B. Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro – SP, 2016.
VANINI, L.; et al. Cyberformação de Professores de Matemática: olhares para a dimensão tecnológica. Revista Acta Scientiae, Canoas – RS, v.15, n.1, p.153-171, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/376. Acesso em: 07 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.