ELEMENTOS DO CONTEXTO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BUSCA DE APRENDER E ENSINAR FRAÇÕES

Autores

  • Márcio Roberto da Rocha Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina – UEL

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.169-189

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir elementos do contexto de uma Comunidade de Prática (CoP) de professores de Matemática que fomentaram as aprendizagens de seus membros, ao lidarem com empreendimentos na busca de aprender e ensinar frações. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, do contexto da “Comunidade de Prática de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática – CoP-PAEM”, que fez parte do projeto “Educação Matemática de professores que ensinam Matemática”, financiado pelo Programa Observatório da Educação – OBEDUC (Edital n.º 38/2010/CAPES/INEP). Os resultados revelaram que o contexto da CoP-PAEM ofereceu aos seus membros a oportunidade de: refletir a respeito da prática pedagógica; produzir material manipulativo para auxiliar na elaboração e na resolução de tarefas, explorando suas potencialidades; elaborar e resolver tarefas associadas ao material manipulativo construído; analisar a aplicação dessas tarefas em sala de aula; questionar e ser questionado; e pensar o processo de formação continuada. Concluiu-se que a formação continuada oportunizada pela CoP-PAEM permitiu a valorização de experiências, repertórios e conhecimentos compartilhados, negociados e legitimados
na comunidade, transformando os seus membros e as comunidades a que pertencem.

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Publicado

08-12-2020

Como Citar

Rocha, M. R. da, & Cyrino, M. C. de C. T. (2020). ELEMENTOS DO CONTEXTO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BUSCA DE APRENDER E ENSINAR FRAÇÕES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(15), 169–189. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.169-189