PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: PERFIL, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.190-215Resumo
Este artigo tem como escopo divulgar uma pesquisa que lançou mão de dados do Observatório da Educação (OBEDUC), coletados pelo Núcleo de Investigação da PUC Minas. Especificamente, objetivou-se identificar e analisar os perfis dos professores de Matemática vinculados à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) do Estado
de Minas Gerais. Metodologicamente, utilizou-se a abordagem quantitativa, consubstanciada na análise estatística descritiva dos dados coletados da aplicação de um questionário eletrônico a 2.561 professores, extraindo-se destes os professores de Matemática. Nesse banco, para a pesquisa a que se refere este artigo, foram identificados 107 professores, sujeitos da investigação, ora apresentada. Em síntese, foram obtidos estes dados: os professores tinham mais de seis anos de magistério; atuavam no Ensino Técnico em suas diversas formas e modalidades, embora uma parte significativa do grupo atuasse também na graduação; tinham carga horária semanal de 10 a 20 horas-aula em regime de dedicação exclusiva, mas desempenhavam outras atividades além da docência, como pesquisa e
atividades administrativas. A atuação desses professores vem sendo historicamente marcada por peculiaridades inerentes à sua própria carreira docente.