OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ACADÊMICOS KAINGANG E GUARANI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Autores

  • Rosangela Celia Faustino Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Evania da Silva N. Franco Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Simone Jacomini Novak Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Maria Christine Berdusco Menezes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.266-286

Resumo

Este artigo visa apresentar resultados de uma pesquisa desenvolvida com acadêmicos indígenas Kaingang e Guarani, que ingressaram na Universidade Estadual de Maringá (UEM), através da Lei Estadual nº. 13.134/2001, que destinou vagas suplementares para indígenas em todas as Universidades Públicas do Estado. A pesquisa está vinculada ao Programa Observatório da Educação Escolar Indígena (OBEDUC), cujo objetivo foi discutir a política educacional para essas populações,
com ênfase no ensino superior e os resultados apresentados por esses estudantes com relação à aprendizagem da matemática. Entre as ações desenvolvidas na pesquisa empírica, foi realizado um curso de formação continuada, com a matemática básica, envolvendo tais estudantes, baseado nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados do curso foram analisados com vistas a subsidiar reflexões que pretendem contribuir com a melhoria da aprendizagem de estudantes indígenas nessa área do conhecimento.

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Publicado

08-12-2020

Como Citar

Faustino, R. C., Franco, E. da S. N., Novak, M. S. J., & Menezes, M. C. B. (2020). OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ACADÊMICOS KAINGANG E GUARANI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(15), 266–286. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.266-286