HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS EM SALA DE AULA: REFLEXÕES ACERCA DAS PSEUDO-HISTÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.132-153Resumo
O uso da História da Matemática tem sido referido nos documentos oficiais e trabalhos científicos como fundamental no processo de ensino-aprendizagem e imprescindível para que os estudantes compreendam a natureza da Matemática e sua relevância no desenvolvimento da sociedade. No entanto, seu uso de modo inadequado pode levar por um caminho contrário ao esperado. Assim, este texto tem por objetivo apresentar e discutir como algumas pseudo-histórias, comumente usadas em atividades de sala de aula e que estão enraizadas na História da Matemática, podem contribuir para causar deformações - concepções equivocadas – acerca da natureza desta ciência e da construção do
conhecimento matemático. Tais aspectos são interpretados considerando as concepções de Gil-Pérez et al (2001). Por fim, espera-se contribuir com as reflexões sobre o uso da História da Matemática e
evidencia-se a importância de que o professor reconheça suas visões sobre o trabalho científico e o
conhecimento matemático, para que tenha uma postura mais crítica sobre os conhecimentos a serem
ensinados.