AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EVIDENCIADAS NA CRIAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DO PIBIC-Jr

Autores

  • Ana Catarina Cantoni Roque Universidade Federal de Minas Gerais/ UFMG

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.284-301

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar as potencialidades pedagógicas da História da Matemática que se fizeram presentes no desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica realizada por dois alunos do Ensino Médio Integrado de uma escola federal de Minas Gerais. Nessa pesquisa foram criados vídeos relacionados à História da Matemática sobre os temas: “A história da invenção dos números” e “A Sequência de Fibonacci e a Razão Áurea”. Para criá-los, os alunos exploraram as possibilidades das tecnologias da informação e comunicação para a captação e edição de imagens e vídeos. Como referencial teóricometodológico utilizamos estudos do campo da História da Matemática na Educação Matemática. No desenvolvimento da pesquisa, identificamos a presença de algumas potencialidades da História da Matemática e encontramos também uma dificuldade de integrá-la ao ensino-aprendizagem: a lacuna de recursos. As potencialidades pedagógicas que estiveram presentes se relacionam diretamente às leituras realizadas para a criação dos roteiros dos vídeos. No entanto, o processo de produção dos vídeos desempenhou um papel fundamental como disparador e motivador dessas leituras de tal modo que acreditamos que tais potencialidades não se manifestariam da mesma forma sem esse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

Roque, A. C. C. (2020). AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EVIDENCIADAS NA CRIAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DO PIBIC-Jr. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(10), 284–301. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.284-301

Edição

Seção

Relatos de Experiência