CONSTRUÇÃO DE MAQUETE TÁTIL PARA A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE POR ALUNOS CEGOS BASEADA NO DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.147-175Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a construção de uma maquete tátil (MT) proposta por Vita para a aprendizagem de conceitos básicos de Probabilidade (cbP) por alunos cegos. A MT, composta por artefatos, tarefas de reconhecimento tátil e tarefas da Sequência de Ensino Passeios Aleatórios do Jefferson, resultou da construção sequenciada de cinco protótipos, desenvolvidos conforme as cinco etapas da metodologia do Design Centrado no Usuário: identificação da necessidade do projeto centrado no usuário; especificações do contexto de operação; especificações das exigências dos usuários; solução de design; avaliação. A avaliação dos protótipos foi baseada no conceito ergonômico de usabilidade, sendo que as opiniões dos alunos sobre a MT e suas estratégias ao manuseá-la na resolução das tarefas foram fundamentais nesse processo. A MT mostrou-se facilmente moldável às adaptações curriculares, e os alunos cegos demonstraram competência e proficiência no trabalho com os cbP. Por tudo isso, considera-se que a MT apresentou potencial para ser utilizada como material didático na escola e na aprendizagem de cbP. Assim, espera-se que as reflexões apresentadas possam contribuir para o processo educacional inclusivo e para a aprendizagem dos cbP por todos os alunos, incluindo os cegos, possibilitando, por conseguinte, o desenvolvimento do letramento probabilístico dos mesmos.