HABITANDO ESPAÇOS VIRTUAIS DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I: APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO DE UM ALUNO CHAMADO “LEIBNIZ”

Autores

  • Vanessa Rodrigues Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.89-112

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar possibilidades de aprendizagem na disciplina de Cálculo I, em ações de interação em espaços virtuais. O texto é um recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar possibilidades de aprendizagem sobre Derivadas em espaços virtuais, desenvolvida com um grupo de alunos da disciplina de Cálculo I. Os dados foram obtidos a partir da organização e desenvolvimento de atividades, propostas com o software Geogebra, em Ambiente Virtual de Aprendizagem e no WhatsApp. Neste artigo analisaremos o processo de aprendizagem de um dos alunos participantes da pesquisa, que identificaremos como Leibniz. A pesquisa teve como referencial teórico os estudos de José Armando Valente sobre “Estar Junto Virtual” e de Suely Scherer sobre atitudes de educador e educandos em
ambientes virtuais. Consideramos que a atitude de habitante de Leibniz no AVA e no WhatsApp oportunizou aprendizagens que emergiram na/a partir da interação com colegas e professor nesses espaços virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-11-2020

Como Citar

Lopes, V. R., & Scherer, S. (2020). HABITANDO ESPAÇOS VIRTUAIS DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I: APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO DE UM ALUNO CHAMADO “LEIBNIZ”. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(7), 89–112. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.89-112

Edição

Seção

Artigos Científicos