FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE MATEMÁTICA DE UM 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.188-205Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo discutir algumas possibilidades e dificuldades apresentadas por alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental na formulação e na resolução de problemas matemáticos. A atividade de formulação e resolução de situações-problema foi proposta pelo professor, no início do ano letivo, a uma turma de 35 alunos do 6º ano de uma escola municipal de uma cidade do interior de São Paulo. A maioria das situações-problema elaboradas apresentou as características dos problemas convencionais; entretanto, alguns estudantes formularam situações que
romperam, de certa forma, com aquelas presentes nos livros didáticos. Além disso, todos os problemas utilizaram as operações aritméticas, e os algoritmos foram a estratégia usada pelos alunos para resolvêlos.
Para a resolução, alguns estudantes apresentaram apenas a operação, enquanto outros traziam também a resposta à questão. Também foram abordadas diversas ideias matemáticas na elaboração dos problemas, como dobro, dúzia, quantidade de semanas em um mês, sistema monetário e medida de tempo. Essa atividade possibilitou aos alunos organizarem as ideias para elaborar o enunciado, pensar no conteúdo matemático, na pergunta e também na resposta para o problema.