UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Amanda Barbosa da Silva Silva Universidade Federal de Pernambuco/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.157-176

Resumo

O presente artigo é resultado de um estudo de mestrado que investigou a representação de triângulos em cinco volumes de 22 coleções de livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental. O foco do artigo são os volumes destinados ao período de alfabetização matemática, que coincide com os livros didáticos voltados para o 1º, 2º e 3º anos iniciais. Os livros analisados fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2013. Para análise foram estabelecidos os seguintes critérios: comprimento dos lados, medida dos ângulos e a posição dos lados na página. Além disso, foram identificadas as atividades de conversão de registros envolvendo triângulos representados em registro figural e no registro em língua natural. Para o estudo, recorremos a Teria das Representações Semióticas
de Raymond Duval. Os resultados indicam que há poucas atividades de conversão de registros com triângulos e pouca variedade de representações de triângulos. Tendo o livro didático como um elemento condicionante à prática de ensino do professor, a falta de variabilidade de representações de triângulo, em especial no ciclo de alfabetização matemática, pode levar a uma compreensão monoregistro, ou seja, o aluno reconhece o triângulo apenas em determinada representação e não em diferentes registros de representação.

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Publicado

17-11-2020

Como Citar

Silva, A. B. da S. (2020). UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(6), 157–176. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.157-176

Edição

Seção

Artigos Científicos