O INÍCIO DE CARREIRA DE DUAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Cristiane Cardoso Maia Pereira Universidade São Francisco (USF)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.177-198

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado e insere-se na temática de formação de professores. Teve como um dos principais objetivos identificar as situações vivenciadas, no primeiro ano de docência, por duas professoras egressas de um curso de Pedagogia de uma instituição particular do estado de São Paulo e o desafio de ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida entre os anos de 2010 e 2011, documentada por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e observações de aulas das professoras. Uma das categorias de análise consistiu na produção de dois casos – objetos deste artigo. Em cada um deles levamos em consideração as informações sobre expectativas e desafios do início de carreira; contexto do início de carreira; experiência com a matemática no primeiro ano de docência. Os resultados apontam que as duas professoras viveram dilemas quanto ao contexto de trabalho, e a matemática ficou relegada a um plano
secundário, pela necessidade de sobrevivência na profissão. Muitos desafios são postos a esses profissionais: falta de estabilidade profissional; mudanças constantes de escolas e de turmas; falta de apoio das equipes gestoras e dos pares nas escolas nas quais atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-11-2020

Como Citar

Pereira, C. C. M. (2020). O INÍCIO DE CARREIRA DE DUAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(6), 177–198. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.177-198

Edição

Seção

Artigos Científicos