A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DA COMBINATÓRIA

Autores

  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
  • Cristiane de Arimatéa Rocha Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
  • Adryanne Barreto de Assis Universidade Federal de Pernambuco/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.115-137

Resumo

No presente artigo objetivamos discutir a formação de professores de Anos Iniciais para o trabalho com situações combinatórias. Argumentamos que a Combinatória deve ser estudada desde o início da escolarização, por intermédio de variados tipos de situações, e que os professores precisam conhecer esta variedade, bem como o percurso de desenvolvimento dos estudantes e formas adequadas de ensino nos Anos Iniciais. São apresentados dois estudos: o primeiro de sondagem de concepções e conhecimentos de professores e o segundo de intervenção por intermédio de uma formação continuada. Constatamos que alguns professores de Anos Iniciais conhecem pouco de Combinatória e de como se dá o desenvolvimento da compreensão deste conteúdo. Observamos, também, que processos de formação podem auxiliá-los no avanço em seus conhecimentos – de conteúdo e didático – de situações combinatórias. Dessa forma, professores bem preparados têm melhores condições de auxiliarem os estudantes a desenvolverem seus raciocínios combinatórios desde os Anos Iniciais de escolarização.

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Publicado

16-11-2020

Como Citar

Borba, R. E. de S. R., Pessoa, C. A. dos S., Rocha, C. de A., & Assis, A. B. de. (2020). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DA COMBINATÓRIA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(4), 115–137. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.115-137