PLANEJAMENTO DE AULAS COM/PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.181-198Resumo
Neste artigo são apresentados alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática, cujo foco foi o estudo de Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (CTPC) mobilizado em ações vivenciadas em uma disciplina de Prática de Ensino, em que se discutia o uso de tecnologias digitais em aulas de matemática. O objetivo com este texto é analisar uma dessas ações, a ação de planejamento de aulas de matemática para Educação Básica com/para o uso de tecnologias digitais, desenvolvidas nessa disciplina, e sua
relação com a mobilização de CTPC de matemática por futuros professores. Os dados da pesquisa são provenientes de entrevistas com 27 egressos do curso, que foram analisadas à luz dos estudos de Mishra e Koehler sobre os conhecimentos de professores, e dos estudos de Valente sobre o Ciclo de Ações. A partir da análise de dados tivemos indícios de que a disciplina de Prática de Ensino pode ter sido uma oportunidade para egressos do curso construírem CTPC a partir da ação de planejamento de aulas de matemática com uso de computadores, e para refletirem sobre a importância do planejamento como um processo que está em contínua elaboração.