ETNOMATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA DE ENSINO?
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.386-404Palabras clave:
Educação Matemática, Etnomatemática, Metodologia de EnsinoResumen
Apesar do surgimento da Etnomatemática ter acontecido em meados da década de 1970 e, atualmente, ter-se presenciado o crescente número de pesquisas e eventos com base nessa temática, percebe-se que algumas distorções ainda são percebidas em propostas ditas “etnomatemáticas”. Nesse cenário, o presente trabalho parte de uma pergunta recorrente: a Etnomatemática é uma metodologia para ensinar Matemática? Assim, por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa, cujo foco são pesquisas bibliográficas publicadas na área, principalmente na perspectiva dambrosiana, objetiva-se discutir e responder esta questão. Os resultados apontam que a consideração da Etnomatemática como uma metodologia de ensino vai além das práticas desenvolvidas pelos docentes, sendo um problema que permeia a própria formação de professores. Contudo, a presente pesquisa mostra que a perspectiva Etnomatemática e a sua abrangência na proposição de práticas pedagógicas não é condiz com uma metodologia para o ensino de Matemática, trazendo contribuições para pesquisadores e profissionais da área.
Descargas
Citas
ANDRÉ, M.; SIMÕES, R.H.; CARVALHO, J.M.; BRZEZINSKI, I. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação e Sociedade, v. 20, n. 68, p. 301-309, 1999.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
COSTA, F. J. M. Etnomatemática: metodologia, ferramenta ou, simplesmente, etnorrevolução? Revista Zetetiké - FE/Unicamp, v. 22, n. 42 – jul/dez - 2014.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Editora Ática, 1990.
___________. Educação Matemática: da teoria à prática. 6º ed. Editora Papirus. Campinas, 2000.
___________. Entrevista com o professor Ubiratan D’Ambrosio. Entrevista concedida a Suzette Geraldi Montenegro Perrotta. Revista Dialogia, São Paulo, v. 6, p. 15-20, 2007.
___________. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e na Educação Matemática. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 336-347, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/viewFile/12769/9349. Acesso em: 12 mar. 2022.
___________. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
___________. Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Estudos Avançados, 32(94), 189-204, 2018. Acesso em: 10 mar. 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152689.
DOMICIANO, D. S.; LEITE, K. G.; LEITE, E. A. P. Etnomatemática na formação e na produção acadêmica de professores/as de Licenciatura em Matemática do Acre, Amapá, Roraima e Rondônia. Revista de Educação do Vale do Arino - RELVA, Juara/MT/Brasil, v. 8, n. 1, p. 44-59, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/5522. Acesso em: 29 mar. 2022.
FANTINATO, M. C; FREITAS, A. V.; MARCHON, F. L. Concepções, dinâmicas e desafios da Etnomatemática. IN: FANTINATO, M. C.; FREITAS, A. V. Etnomatemática: concepções, dinâmicas e desafios. (Org.). FANTINATO, M. C.; FREITAS, A. 1. ed. Jundiaí – SP. Paco, 2018.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 1ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, A, V.; FANTINATO, M. C. Os distanciamentos entre a Base Nacional Comum Curricular e a etnomatemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 18, 2021, Edição Especial, p. 01-10.
GAUDÊNCIO, S. M.; FIGUEIREDO, J.; LEITE, R. A. Guia de Fontes Eletrônicas de Informação: um contributo à pesquisa acadêmica. 2009.
GERDES, P. Etnomatemática e Educação Matemática: Uma panorâmica geral. Revista Quadrante, v. 5, n. 2, 1996. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/369. Acesso em: 12 mar. 2022.
__________. Etnomatemática – Cultura, Matemática e Educação: Coletânea de Textos 1979 – 1991. Reed. Instituto Superior de Tecnologias e Gestão (ISTEG), Belo Horizonte, Boane, Moçambique, 2012.
GHENDI, L. M. Usos/significados da etnomatemática mobilizados na formação inicial de professores de matemática no Instituto Federal de Roraima – IFRR. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - UFMT - UFPA - UEA Instituição de Ensino: Universidade do Estado do Amazonas, Cuiabá Biblioteca Depositária: UFMT - UEA – UFPA, 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4º ed. São Paulo: Atlas S/A, 2002.
KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; GIONGO, I. M.; DUARTE, C. G. Etnomatemática em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.
LIMA, W. S. Etnomatemática: perspectiva ou metodologia de ensino? Actas del VII CIBEM, VII Congresso Iberomericano de Educacão Matemática. Montevidéu, Uruguai, 2013. Disponível em: http://www.cibem7.semur.edu.uy/7/actas/pdfs/1313.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, p. 37-45. Florianópolis, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 set. 2022.
LOURENÇO, R. S. A Etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. Educação Matemática em Revista, v. 23, n. 60, p.75-90, out./dez. 2018.
MANFREDINI, S. M. Metodologia de Ensino: diferentes concepções. Campinas: Faculdade de Educação, 1993.
MONTEIRO, A. A Etnomatemática em cenários de escolarização: alguns elementos de reflexão. Reflexão e Ação: Revista do Departamento de Educação/UNISC. vol. 10, n. 1 (jan./jun.2002) — Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.
NÉRICE, I. G. Didática geral dinâmica. 10 ed., São Paulo: Atlas, 1987.
ROSA, M.; OREY, D. C. Influências etnomatemáticas em salas de aula: caminhando para a ação pedagógica. Curitiba, PR: Editora Appris, 2017.
SILVA, D. F. A Etnomatemática na formação inicial dos professores de matemática: desafios e as potencialidades. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2022.
SOUZA, L. J.; ALVES, R. S. Jogos na Etnomatemática: um modo de ressignificar o olhar de África em sala de aula. Revista Em Favor de Igualdade Racial, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/issue/view/191. Acesso em 29 mar. 2022.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora da Universidades Tecnológica Federal do Paraná, 2012.
VEIGA, I. P.A. et al. Didática: o ensino e suas relações. Papirus: Campinas. 13 ed. 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.