RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DE HISTÓRIAS INFANTIS: DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES MATEMÁTICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.50-75

Palabras clave:

Educação Infantil. , Resolução de Problemas. , Histórias Infantis. , Noções Matemáticas.

Resumen

As histórias infantis fazem parte da formação, do imaginário e da vivência das crianças, porém ainda são pouco exploradas para desenvolver noções matemáticas. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar potencialidades das histórias infantis para o desenvolvimento de noções matemáticas através da resolução de problemas. Para tanto uma prática educativa foi planejada a partir de duas histórias infantis e utilizada com uma criança de cinco anos de idade. No decurso e após a leitura, a criança resolveu problemas matemáticos explorando noções e processos mentais relacionados com comparação, seriação, medidas, quantidades e contagem, adição e subtração e reconhecimento espacial. Os resultados indicam que as histórias infantis estimularam a criança a resolver os problemas propostos, explorando as noções matemáticas pretendidas e desenvolvendo aspectos formativos relacionados com criatividade, criticidade e autonomia, além de produzir uma relação autoral da criança com a matemática explorada, que também criou seus próprios problemas.

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Publicado

2023-05-05

Cómo citar

Zager Mandel, G., Clotilde da Silva, V., & Poffo Possamai, J. (2023). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DE HISTÓRIAS INFANTIS: DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES MATEMÁTICAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 50–75. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.50-75

Número

Sección

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática