MAPEAMENTO EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: COMPLEXIDADE, PROCESSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.268-286Palabras clave:
Formação docente, Complexidade, Educação matemática, Edgar MorinResumen
Diante da importância de estudar aspectos relacionados ao professor que ensina Matemática para melhorar a qualidade da educação, esta pesquisa tem como objetivo contribuir com o mapeamento e estado da arte sobre o tema, bem como compreender a presença da Teoria do Pensamento Complexo no corpus de análise. De abordagem quali-quantitativa, este trabalho se caracteriza como um mapeamento no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O corpus de análise é constituído por sete pesquisas, regionalmente bem distribuídas, com tendência de defesa o ano de 2013 e em que se destaca o uso de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. As pesquisas encontradas foram divididas em três categorias, de acordo com seus objetivos gerais, são elas: Prática pedagógica, PIBID e Formação de professores. Em comum, os resultados de todas as categorias indicam que a formação de professores e a prática docente não privilegiam o desenvolvimento de um pensamento complexo, multidimensional e contextualizado. Corroborando com isso está o fato de que apenas um dos sete trabalhos analisados tem como marco teórico a Teoria do Pensamento Complexo, os demais apenas usam a complexidade em seu sentido corriqueiro.
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