ANÁLISE DE ERROS NO CONTEÚDO DE ÁLGEBRA NO 8° E 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO
Resumen
Neste estudo, analisamos e categorizamos as possíveis dificuldades de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na resolução de problemas de álgebra. A perspectiva adotada baseia-se na abordagem teórica da análise de erros, no ensino de matemática, e tem enquanto premissa a noção de que um erro pode revelar vários tipos de conhecimento implícito não necessariamente detectados em uma avaliação comum. Nesse sentido, propomos uma categorização de prováveis dificuldades vivenciadas por 17 alunos do 8º e 9º ano, em uma amostra de 48 discentes, a partir de “perguntas-modelo”. A amostra inclui duas escolas públicas diferentes do interior do Estado do Paraná, sendo uma delas localizada na periferia do Município de Pato Branco e a outra na sua região central. Depois de analisar os exercícios respondidos pelos discentes e aplicar categorias geradas para cada grupo, sem desconsiderar o eventual peso de barreiras individuais, realizamos duas atividades lúdicas específicas, atentando-se ao tipo de dificuldade de cada grupo. Os resultados sugerem que as atividades lúdicas, especialmente, aquelas pensadas a partir das dificuldades do discente, ideia de situação proposta pela Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, podem auxiliar na compreensão e emergência de conhecimentos implícitos. Além disso, foram essenciais para despertar e elevar o interesse pela matemática, sobretudo, entre os estudantes cujo histórico de aprendizado havia sido de maior dificuldade em avaliações anteriores a esse estudo.
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Citas
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