ANÁLISE DE ERROS NO CONTEÚDO DE ÁLGEBRA NO 8° E 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO

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Resumen

Neste estudo, analisamos e categorizamos as possíveis dificuldades de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na resolução de problemas de álgebra. A perspectiva adotada baseia-se na abordagem teórica da análise de erros, no ensino de matemática, e tem enquanto premissa a noção de que um erro pode revelar vários tipos de conhecimento implícito não necessariamente detectados em uma avaliação comum. Nesse sentido, propomos uma categorização de prováveis ​​dificuldades vivenciadas por 17 alunos do 8º e 9º ano, em uma amostra de 48 discentes, a partir de “perguntas-modelo”. A amostra inclui duas escolas públicas diferentes do interior do Estado do Paraná, sendo uma delas localizada na periferia do Município de Pato Branco e a outra na sua região central. Depois de analisar os exercícios respondidos pelos discentes e aplicar categorias geradas para cada grupo, sem desconsiderar o eventual peso de barreiras individuais, realizamos duas atividades lúdicas específicas, atentando-se ao tipo de dificuldade de cada grupo. Os resultados sugerem que as atividades lúdicas, especialmente, aquelas pensadas a partir das dificuldades do discente, ideia de situação proposta pela Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, podem auxiliar na compreensão e emergência de conhecimentos implícitos. Além disso, foram essenciais para despertar e elevar o interesse pela matemática, sobretudo, entre os estudantes cujo histórico de aprendizado havia sido de maior dificuldade em avaliações anteriores a esse estudo.

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Publicado

2022-06-06

Cómo citar

Artuzo, A. B. M. ., Riva, F. ., & Albani, J. M. de S. (2022). ANÁLISE DE ERROS NO CONTEÚDO DE ÁLGEBRA NO 8° E 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(24), 442–464. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6712

Número

Sección

Artigos Científicos