INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA E NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.81-105Resumen
Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com cinco professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Afogados da Ingazeira PE, cujo objetivo principal foi verificar a relação existente entre as concepções de álgebra manifestadas e o nível de desenvolvimento do pensamento algébrico apresentado por essas professoras. Foi desenvolvido em duas etapas: a primeira, por meio de um questionário com o objetivo de identificar as concepções sobre álgebra e o ensino de álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental; e a segunda, por meio da resolução de uma atividade contendo três problemas de álgebra, cujo objetivo foi de identificar o nível de desenvolvimento do pensamento algébrico mobilizado por estas professoras no desenvolvimento da atividade. Os resultados apresentados nas respostas apontam para concepções de álgebra ligadas, principalmente, à aritmética generalizada e para níveis incipientes de desenvolvimento do pensamento algébrico apresentado pelas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental (nível 1, sobretudo), mostrando certa coerência entre as concepções e os níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico manifestados por elas, para os problemas propostos.