FORMAÇÃO DOCENTE E CONHECIMENTO PARA ENSINAR MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO SOBRE INVESTIGAÇÕES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.425-445Resumen
O presente artigo trata de um mapeamento a partir de um levantamento realizado em três periódicos nacionais, que tiveram publicações com edição temática organizada pelo Grupo de Trabalho 13 (GT-13) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) – Diferença, Inclusão e Educação Matemática. O objetivo se constituiu em identificar quais bases do conhecimento perpassam as discussões presentes em investigações do GT-13/SBEM, em contextos de formação docente na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. Foram encontrados doze artigos que compuseram o corpus deste estudo, os quais foram categorizados a partir da teoria Knowledge Base (SHULMAN, 1886, 1987) e articulados à perspectiva de Rodrigues (2008), no que se refere às dimensões do saber relacionadas à profissionalização docente. Para a discussão dos dados obtidos, utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Este estudo traz um panorama sobre os documentos legais que orientam e normatizam a formação docente na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva e discute os aspectos do conhecimento docente mobilizados durante as práticas formativas investigadas pelas pesquisas mapeadas. Os resultados apontam contribuições de bases do conhecimento docente para ensinar Matemática, considerando uma perspectiva inclusiva, identificadas como: conhecimento pedagógico, conhecimento do aluno, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento de contextos educacionais. Conclui-se que investigações sobre formação docente são ações promissoras para discussões no âmbito do desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática.