ENSINANDO MATEMÁTICA FINANCEIRA COM TECNOLOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO LABORATÓRIO ROTACIONAL EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.551-570Resumen
Em tempos de pandemia, o ensino remoto foi a tônica das práticas escolares, os professores precisaram se reinventar e, no ensino de Matemática, isso não foi exceção. Nesse sentido, o presente artigo objetiva apresentar uma experiência realizada em uma aula de Matemática Financeira na Educação Básica, em que foi utilizada uma adaptação do modelo de Ensino Híbrido Laboratório Rotacional, como estratégia de ensino. Amparado no paradigma qualitativo, realizamos um pré-teste com a finalidade de identificar o nível de entendimento dos estudantes com relação à temática a ser abordada, fundamental para a organização e execução da presente proposta de ensino através de streaming livre, proporcionando um ambiente colaborativo e interativo, no qual o estudante é o centro na construção do conhecimento. Através da aplicação, percebeu-se que houve melhoria na aprendizagem dos estudantes referente aos conteúdos: porcentagem, juros simples e juros compostos, evidenciada durante as etapas da proposta. Entendemos que os dados apresentados, contribuem para o debate quanto à utilização da tecnologia em tempos de ensino remoto e de ensino presencial