TRABALHANDO COM PORCENTAGEM A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESTRUTURADA NA PERSPECTIVA DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores/as

  • Juliana Medeiro Dantas
  • Raquel Aparecida Souza

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.531-550

Resumen

A matemática é uma ciência muito presente em nosso cotidiano; porém, a maneira como vem sendo trabalhada como disciplina nas escolas, em muitos casos, pode não ser bem aprendida pelos alunos pois alguns acabam estabelecendo relações de medo e insegurança com ela. Dentre as possíveis razões para que isso ocorra, pode-se apontar o fato de como o ensino de matemática tem sido desenvolvido há muitos anos, na maioria das escolas brasileiras, em que é dada extrema importância às respostas e fórmulas prontas e não são muito exploradas práticas e ações para que os alunos desenvolvam a curiosidade e busquem encontrar as respostas, a partir de situações vivenciadas por eles. A partir dessa problemática compreende-se que é importante se repensar e propor atividades que propiciem uma aprendizagem significativa e ativa para o aluno. Assim, esse trabalho apresenta o relato de uma experiência que teve como objetivo geral compreender como as propostas de ensino e aprendizagem com metodologias ativas contribuem para um processo mais dinâmico e significativo na disciplina de matemática do ensino fundamental. Como perspectiva metodológica o estudo se pautou numa abordagem qualitativa associando o relato de experiência que desenvolveu uma sequência didática para trabalhar o conteúdo de porcentagem, a partir de cinco atividades. Os resultados apontam que as atividades proporcionaram momentos de pesquisas, discussões, estimularam a exploração de ideias e hipóteses, bem como a busca por respostas. De forma geral contribuiu para que o processo de ensino e aprendizado sobre conceitos de porcentagem se mostrasse mais interessante e dinâmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Dantas, J. M., & Souza, R. A. (2021). TRABALHANDO COM PORCENTAGEM A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESTRUTURADA NA PERSPECTIVA DAS METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 531–550. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.531-550

Número

Sección

Relatos de Experiência