ESTIMANDO AGLOMERAÇÕES: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA INSPIRADA NA LITERATURA DE MALBA TAHAN

Autores/as

  • Elenice Josefa Kolancko Setti
  • Rodolfo Eduardo Vertuan

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.487-502

Resumen

Este relato apresenta uma atividade de Modelagem Matemática inspirada em um contexto literário e desenvolvida sobre um contexto real e atual, com estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio que ainda não haviam experienciado um trabalho de caráter mais investigativo. O foco deste trabalho é relatar o desenvolvimento desta atividade de modo a vislumbrar as ações dos alunos e os conceitos matemáticos que emergiram das discussões dos grupos, tecendo reflexões. De modo geral, os alunos tentam elencar possibilidades de ação, recorrendo a conhecimentos que já possuem; legitimam (ou não) o conceito que utilizam no encaminhamento da resolução; recorrem à tecnologia digital quando consideram necessário e, quando os conceitos que conhecem não dão conta de responder ao problema, recorrem aos professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-05-25

Cómo citar

Josefa Kolancko Setti, E., & Eduardo Vertuan, R. (2021). ESTIMANDO AGLOMERAÇÕES: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA INSPIRADA NA LITERATURA DE MALBA TAHAN. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(21), 487–502. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.487-502

Número

Sección

Relatos de Experiência