PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA PRESENTE NA PROFISSÃO DE TÉCNICO AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.277-292Resumen
Este artigo tem como objetivo problematizar a matemática presente na profissão de técnico
agrícola. Seu referencial teórico tem como eixo principal noções advindas das ideias de Ludwig
Wittgenstein, que correspondem ao que é conhecido como período tardio de sua obra. Em termos
metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo os dados escrutinados na perspectiva da
análise do discurso, como proposto por Michel Foucault. O material de pesquisa é composto por
entrevistas realizadas com 4 técnicos agrícolas. O exercício analítico sobre esse material possibilitou
concluir que na profissão de técnico agrícola os jogos de linguagem praticados apresentam semelhança
de família tanto com a matemática escolar como também à matemática camponesa. Além disso, os
sujeitos da pesquisa assumem como verdade que a matemática é importante por ser a ciência com
características capazes de contribuir para o desenvolvimento da abstração, da memória, do raciocínio
lógico etc.