IMAGENS, ADAPTAÇÕES E INCLUSÃO

Autores/as

  • Ledo Vaccaro Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
  • Claudia Segadas-Vianna Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.13-31

Resumen

A assunção de uma sociedade inclusiva impõe que se viabilize a participação de pessoas com deficiência visual em avaliações públicas, e uma das formas dessa viabilidade é a assistência de um Ledor, um profissional que lê essas avaliações públicas. O desenvolvimento de tecnologias ligadas à produção e impressão das provas das avaliações públicas reconfigurou o perfil dessas provas, dandolhes grande apelo visual através do uso de imagens e aumentando a complexidade das ações do Ledor. Na esteira dessa complexidade surge a prova de Ledor, uma versão adaptada da prova convencional na qual as imagens são descritas. Analisamos as adaptações para Ledor das provas de Matemática do ENEM e do nível 3 da OBMEP dos anos de 2016, 2017 e 2018, objetivando averiguar a equivalência
entre a prova convencional e a versão do Ledor. Nesse artigo, destacamos as observações referentes à análise das adaptações de imagens. A complexidade e os limites dessas adaptações levam-nos a questionar se as adaptações são consonantes com os princípios de construção de uma sociedade inclusiva.

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Machado, L. V., & Segadas-Vianna, C. (2020). IMAGENS, ADAPTAÇÕES E INCLUSÃO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(18), 13–31. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.13-31

Número

Sección

Artigos Científicos