EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS E CONHECIMENTOS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM GRUPO DE ESTUDO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.32-59Resumen
Este texto focaliza um grupo de estudo que desenvolve um trabalho colaborativo com professores que ensinam matemática. Desenvolve-se uma pesquisa qualitativa para evidenciar experiências de aprendizagem e conhecimentos de professores e comparar as ações com estudos de
aula. Apresentam-se características e objetivos do grupo e analisam-se experiências em 2018 e 2019. Hart, Alston e Murata (2011) fornecem os aportes teóricos sobre os estudos de aula, Ball (1988) e Shulman (1986, 1987) sobre os conhecimentos de professores e Skemp (1976, 1987/2009) acerca do
entendimento instrumental e relacional. As ações dos participantes no grupo de estudo evidenciam que: (i) acontece trabalho intencional das professoras; (ii) ocorrem estratégias docentes para envolver estudantes; (iii) acontece discussão e mediação de professoras e alunos na resolução de problemas; (iv) ocorre estímulo, provocação e mediação das professoras para que alunos representem, de várias formas, as possíveis respostas; (v) trabalha-se o potencial do uso de dramatizações e estratégias alternativas; (vi) acontece tomada de consciência de conhecimentos que professoras possuem e/ou
precisam melhorar; e (vii) importância do papel profissional delas. As ações mostram similaridades com estudos de aulas. Entretanto, é necessário ter tempo para mudar práticas e motivar todos, para registrar, gravar e fazer vídeos de encontros e aulas, para depois reler, escutar, ver e ler transcrições
desses episódios.