PROCESSOS DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NA RESOLUÇÃO DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS NO 3º ANO DE ESCOLARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.118-136Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar processos de raciocínio matemático evidenciados por dois pares de alunos do 3º ano de escolaridade de uma escola pública da periferia de Lisboa ao resolverem uma sequência de três tarefas exploratórias. A fundamentação teórica aborda o raciocínio
matemático, nomeadamente quanto à sua definição, seus aspectos estruturais e processos. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e insere-se num projeto mais amplo que utiliza uma
metodologia de investigação baseada em design. Os dados foram recolhidos por observação participante apoiada por gravação em vídeo dos pares ao realizarem as tarefas, bem como dos registros escritos dos alunos na resolução das tarefas. O processo de análise evidenciou indícios de raciocínio
matemático sustentado pelos processos de formular conjecturas, generalizar, validar e justificar.