ANÁLISE DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE UM PONTO DE VISTA DA TEORIA DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.229-242Resumen
A pesquisa em Educação Matemática é um campo em desenvolvimento, nossa pretensão não é descrevê-lo ou caracterizá-lo, mas apenas situá-lo como próprio. Objetivamos analisar de que modo a Teoria das Situações Didáticas (TSD) identifica os objetos da Educação Matemática, de um
ponto de vista da Teoria do Conhecimento, indicando a importância e as contribuições da TSD para pesquisa na Educação Matemática. Apresentamos algumas teorias e, em seguida, posicionamo-nos. Esta análise possibilitou perceber que os objetos da Educação Matemática devem ser considerados singulares, dotados de características próprias e investigados sob aspectos elaborados a partir desta concepção. Pôde-se compreender que a TSD, dentre outros tantos elementos, enseja que o aluno desenvolva características similares às de um pesquisador, uma atitude filosófica que busca compreender a realidade em busca da verdade, do objeto do conhecimento.