ANÁLISE DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE UM PONTO DE VISTA DA TEORIA DO CONHECIMENTO

Autores/as

  • Wander Mateus Branco Meier Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE
  • Tânia Stella Bassoi Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.229-242

Resumen

A pesquisa em Educação Matemática é um campo em desenvolvimento, nossa pretensão não é descrevê-lo ou caracterizá-lo, mas apenas situá-lo como próprio. Objetivamos analisar de que modo a Teoria das Situações Didáticas (TSD) identifica os objetos da Educação Matemática, de um
ponto de vista da Teoria do Conhecimento, indicando a importância e as contribuições da TSD para pesquisa na Educação Matemática. Apresentamos algumas teorias e, em seguida, posicionamo-nos. Esta análise possibilitou perceber que os objetos da Educação Matemática devem ser considerados singulares, dotados de características próprias e investigados sob aspectos elaborados a partir desta concepção. Pôde-se compreender que a TSD, dentre outros tantos elementos, enseja que o aluno desenvolva características similares às de um pesquisador, uma atitude filosófica que busca compreender a realidade em busca da verdade, do objeto do conhecimento.

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Meier, W. M. B., & Bassoi, T. S. (2020). ANÁLISE DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE UM PONTO DE VISTA DA TEORIA DO CONHECIMENTO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(18), 229–242. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.229-242

Número

Sección

Artigos Científicos