AS TRAMAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE UM PROJETO: O PRINCÍPIO DO COMPARTILHAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.287-309Resumen
Neste artigo são discutidas possíveis contribuições formativas do projeto interinstitucional “Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino”, no âmbito do Observatório da Educação (CAPES), para os participantes de um de seus núcleos – graduandos, pós-graduandos e professores em exercício. Objetiva-se com o texto identificar as implicações da organização e da dinâmica das ações de um grupo para o processo formativo de seus componentes, com o intuito de desvelar o processo de aprendizagem de professores e futuros professores. Pelas análises realizadas, é possível destacar a interação de professores e futuros
professores com foco na escola de Educação Básica, cada qual com seus diferentes conhecimentos, que se complementavam; o incentivo ao envolvimento dos professores da Educação Básica em projetos de investigação; a produção, pelos participantes, de conhecimentos com seus pares e com alunos de sua sala de aula, respeitando a autonomia de cada integrante. As análises revelaram que, mesmo que a necessidade de participar tenha sido individual, para concretizá-la foi preciso a participação do outro, o que permite entender o compartilhamento de conhecimentos e experiências como premissa do projeto e do resultado da pesquisa.