COORDENAÇÃO E MULTIPLICIDADE REPRESENTACIONAL EM UMA ATIVIDADE DE FUNÇÃO DO 1° GRAU
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.61-86Resumen
Neste artigo apresentamos uma das atividades componentes de uma pesquisa mais abrangente, que investiga a integração de multimodos e múltiplas representações e a coordenação de
representações semióticas no ensino de Matemática. A pesquisa está fundamentada nos referenciais dos Multimodos e Múltiplas Representações – com destaque as Funções Pedagógicas apresentadas por uma nova representação-e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. O objetivo foi
investigar a mobilização e a coordenação de diferentes representações semióticas do objeto matemático Função do 1° Grau. A atividade foi desenvolvidas em uma Escola Pública na cidade de Cambé - Norte do Paraná, no ano de 2016, com uma turma do 1° ano do Ensino Médio sendo a autora docente dos estudantes aqui retratados. As interações dialógicas ocorridas no desenvolvimento das atividades e gravadas em áudio, em conjunto com anotações de observações da pesquisadora permitiram a inferência das Funções Pedagógicas de complementar, restringir e/ou complementar a cada nova representação , o tratamento , conversão e coordenação entre registros de representações ,
além da natureza e forma de cada registro de representação.