UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O DESIGN DE ATIVIDADES ABERTAS EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.87-107Resumen
Neste artigo apresentam-se os principais resultados obtidos com uma investigação, de cunho qualitativo, que ocorreu por meio da realização de um curso de extensão, em que as atividades
propostas evidenciaram a perspectiva metodológica do Design de problemas com a utilização de Tecnologias Digitais. Nele, um grupo de alunas, de um curso de Licenciatura em Matemática, realizou
o Design de um problema do tipo aberto, que abordou um tema de relevância social. Para realizá-lo, elas executaram as fases: formação do grupo de designers; análise das necessidades; projeto/planejamento, desenvolvimento e implementação da primeira versão do problema; discussão e
reflexão sobre a experiência adquirida; avaliação da primeira versão do problema; discussão e reflexão; e realização do re-design, para obter a segunda versão do problema. A segunda versão apresentou melhorias, que tiveram por base os comentários e as sugestões feitas por outro grupo, que resolveu a primeira versão do problema, e pela pesquisadora. Por meio dessa experiência, as futuras
professoras tiveram a oportunidade de trabalhar colaborativamente, de tomar decisões e de discutir e refletir, o que contribuiu para que produzissem conhecimentos relativos ao Design de atividades abertas, que abordam temas de relevância social e que podem gerar a resolução de problemas, com a utilização das Tecnologias Digitais.