PELO CAMINHO DE TIJOLOS AMARELOS: OS AFETOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS

Autores/as

  • Letícia de Queiroz Maffei Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande – FURG

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.124-151

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, realizada sob um viés fenomenológico que buscou verificar como se mostram os afetos em relação à Matemática a partir da análise da escrita
de acadêmicas de um curso de Pedagogia. Os sujeitos de pesquisa foram as estudantes que cursaram a disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática, durante o ano de 2016, em um curso de
Pedagogia de uma universidade pública do sul do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. A coleta de dados ocorreu com a condução de escritas, ao longo da disciplina, em uma caderneta de metacognição, a qual aproxima-se da escrita de um diário de acompanhamento das aulas. Para o tratamento das escritas, que constituíram o corpus de análise do estudo, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. A análise gerou quatro categorias: percepção e metodologias; utilização e finalidades; cognição e saberes; emoção e sentimentos. O estudo mostra, dentre outros aspectos, a representatividade do papel do professor na construção das relações de afetos quanto à Matemática e a presença dos mesmos,
fortemente atrelada, às questões cognitivas.

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Publicado

2020-11-26

Cómo citar

Maffei, L. de Q., & Silva, J. A. da. (2020). PELO CAMINHO DE TIJOLOS AMARELOS: OS AFETOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 7(13), 124–151. https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.124-151

Número

Sección

Artigos Científicos