EQUAÇÕES NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS RUSSOS

Autores/as

  • Circe Mary Silva da Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.226-251

Resumen

Este artigo, que trata da introdução de conceitos algébricos nos anos iniciais da escolarização, é resultado de análise realizada em uma coleção de livros didáticos de matemática atualmente em uso no ensino desta disciplina na Federação Russa. Além da análise documental, foi realizada, em 2015, entrevista on-line com as autoras da obra Matemática [Математика]. A coleção faz parte da lista de material didático selecionado pelo Ministério da Educação da Rússia para o biênio 2014-2015. O objetivo da pesquisa foi identificar mediante análise de livros didáticos russos para o
ensino primário, como são introduzidos os conceitos algébricos nesse nível de ensino. A análise de conteúdo foi orientada pela observância das seguintes categorias: primeiros passos na álgebra,
conhecendo e resolvendo equações, resolvendo uma equação passo a passo e equações e suas aplicações. Constatamos que o conceito de equações começa a ser introduzido no segundo ano escolar e é desenvolvido e aprofundado nos anos subsequentes do ensino primário. As autoras justificam essa inclusão como sendo uma das maneiras de realizar o ensino desenvolvimental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-11-26

Cómo citar

Silva, C. M. S. da. (2020). EQUAÇÕES NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS RUSSOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 7(13), 226–251. https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.226-251

Número

Sección

Artigos Científicos