ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.270-294Resumen
Apresentamos uma análise sobre o trabalho documental de um estudante-estagiário da licenciatura em matemática e de um professor-supervisor de estágio, no processo de preparação e
implementação de uma aula sobre equação do 1º grau, no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Tomamos como principal suporte teórico a Abordagem Documental do Didático (GUEUDET; TROUCHE, 2010), na qual a construção de um documento se faz a partir de um conjunto de recursos por apropriação e transformação pelo professor. Desta forma, em um período de dois meses, em uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, ocorreu o acompanhamento do estágio do estudante, organizado em três momentos: antes, durante e depois de sua aula; pelos quais,
buscamos levantar e analisar a utilização dos recursos em jogo do professor-supervisor e do estagiário para o ensino de equação do 1º grau. Os resultados do estudo apontam perspectivas teóricometodológicas para o desenvolvimento de pesquisas no campo da formação inicial docente, em particular, nas disciplinas do estágio supervisionado, pelo viés da investigação reflexiva, acerca do uso de recursos, a exemplo de balança virtual, sites, ficha de exercícios.