EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: UMA ALTERNATIVA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.13.315-334Resumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar características na produção de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que possam denotar a
aprendizagem de conceitos matemáticos. O quadro teórico que sustenta as análises empreendidas tem como base a Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Teoria de Aprendizagem
Significativa. O processo analítico teve como base dados coletados por meio de registros escritos dos alunos durante o desenvolvimento de atividades em sala de aula, da gravação em áudio do discurso dos alunos e de mapas conceituais por eles elaborados sobre o desenvolvimento da atividade. O processo analítico foi feito utilizando a metodologia de análise de conteúdo. Resultados sinalizam que no início da familiarização dos alunos com atividades de modelagem matemática, a inteiração dos
alunos com a atividade se concentra nas informações entregues pela professora, e que o uso de modelos matemáticos aritméticos fica evidente na prática matemática dos alunos, os quais quando
interpretados como conhecimentos prévios possibilitam a inteiração entre alunos e professora ao discutirem meios de resolver a situação-problema identificada na atividade.