EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E MATERIAIS APOSTILADOS: PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO DE FRAÇÃO

Autores/as

  • Kêite Ferreira de Almeida Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Roberto Barcelos Souza Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.306-325

Resumen

O presente artigo objetiva analisar, à luz da Teoria da Educação Matemática Crítica, o modo como o conceito de fração é apresentado e organizado nos materiais apostilados de ensino utilizados na rede particular de educação da cidade de Quirinópolis-GO. Pretendemos investigar as concepções de ensino implícitas nesses materiais didáticos, refletidas na forma como o conteúdo é apresentado ao educando. Baseados nos pressupostos da Educação Matemática Crítica e mediante a leitura de artigos e livros relacionados aos materiais didáticos, pautamo-nos nas seguintes categorias de análise: 1) Conteúdo; 2) Recursos Visuais e 3) Atividades -aspectos didáticos -metodológicos. Todos os dados analisados foram constituídos mediante a leitura crítica das apostilas dos três sistemas de ensino utilizados nas escolas particulares do município em turmas de 6° ano. Pudemos verificar que o conceito de fração vem sendo apresentado de modo mecânico, simplista e técnico, o que reforça uma educação matemática tradicional que se enquadra no que Skovsmose (2008) define como paradigma do exercício. Embora frequentemente consideradas como superiores a outras publicações, as apostilas também apresentam equívocos e algumas limitações, como simplificações demasiadas e estímulo à mera reprodução de conceitos, limitando o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva dos educandos. 

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Publicado

2020-11-25

Cómo citar

Almeida, K. F. de, & Souza, R. B. (2020). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E MATERIAIS APOSTILADOS: PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO DE FRAÇÃO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(12), 306–325. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.306-325

Número

Sección

Artigos Científicos