PRIMEIRAS ATUAÇÕES DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA – EXPECTATIVA DOS ESTUDANTES

Autores/as

  • Marcos Pavani de Carvalho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Ruy César Pietropaolo Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.46-75

Resumen

Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado em educação matemática que teve como propósito investigar contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid – do IF Sudeste MG no processo de construção da prática docente de futuros professores de Matemática. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa envolvendo cinco estudantes da licenciatura ingressantes no Pibid. Apresentamos no artigo a análise da entrevista realizada com cinco estudantes da licenciatura ingressantes no Pibid. Esta fase ocorreu cerca de quatro semanas após o início das ações do Pibid na escola parceira. Identificamos que o livro didático foi a grande fonte para o preparo de aula. Além disso, constatamos também que, embora em menor medida, os futuros professores utilizaram o Geogebra, material de cursos pré-vestibulares e questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Identificamos também certa conexão entre o que é ensinado no curso de licenciatura e a prática que desempenhavam em suas aulas, sobretudo em disciplinas voltadas ao desenvolvimento do Conhecimento do Conteúdo Comum, segundo Ball, Thames e Phelps (2008).

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Publicado

2020-11-24

Cómo citar

Carvalho, M. P. de, & Pietropaolo, R. C. (2020). PRIMEIRAS ATUAÇÕES DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA – EXPECTATIVA DOS ESTUDANTES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(11), 46–75. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.46-75

Número

Sección

Artigos Científicos