CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.128-141Resumen
O presente texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre algumas contribuições da filosofia da linguagem de Wittgenstein para a educação matemática de alunos surdos, principalmente quando utilizamos conceitos de jogos de linguagem e semelhanças de família. A aprendizagem desses alunos apresenta algumas barreiras que se mostram em suas manifestações gestuais e escritas. Para que esses alunos compreendam um texto matemático necessitam traduzir a linguagem matemática para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), porém apesar de haver semelhanças de família entre essas línguas existem também as diferenças que dificultam sua compreensão. Nesse sentido, a utilização de jogos de linguagem em sala de aula inclusiva auxilia a aprendizagem dos alunos surdos, pois para existir tais jogos é necessário que haja comunicação entre surdos e ouvintes quando se deparam com conceitos matemáticos.