CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS SURDOS

Autores/as

  • Walber Christiano Lima da Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.128-141

Resumen

O presente texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre algumas contribuições da filosofia da linguagem de Wittgenstein para a educação matemática de alunos surdos, principalmente quando utilizamos conceitos de jogos de linguagem e semelhanças de família. A aprendizagem desses alunos apresenta algumas barreiras que se mostram em suas manifestações gestuais e escritas. Para que esses alunos compreendam um texto matemático necessitam traduzir a linguagem matemática para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), porém apesar de haver semelhanças de família entre essas línguas existem também as diferenças que dificultam sua compreensão. Nesse sentido, a utilização de jogos de linguagem em sala de aula inclusiva auxilia a aprendizagem dos alunos surdos, pois para existir tais jogos é necessário que haja comunicação entre surdos e ouvintes quando se deparam com conceitos matemáticos.

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Publicado

2020-11-24

Cómo citar

Costa, W. C. L. da, & Silveira, M. R. A. da. (2020). CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS SURDOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(11), 128–141. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.128-141

Número

Sección

Artigos Científicos