DIALOGANDO COM AS MODALIDADES DE PRÁTICAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.90-117Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar os principais resultados da pesquisa de mestrado “Um panorama das pesquisas sobre as Práticas de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil”. O trabalho em questão buscou evidenciar, por meio das dissertações e teses desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação em Educação Matemática dessas três regiões, as modalidades de práticas de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática. Do mapeamento, tomamos como corpus de estudo oito pesquisas, das quais emergiram as seguintes categorias de análises: a) Prática como experiência; b) Práticas colaborativas; c) Práticas reflexivas e d) Práticas promotoras de desenvolvimento profissional. As análises, baseadas nos
pressupostos da Metanálise, revelaram que o Estágio Curricular Supervisionado na perspectiva da prática pela prática ou da experiência pela experiência pode ficar restrito a uma atividade puramente técnica, burocratizada, apontando para uma urgente necessidade de redefinir-se o modelo atual dos estágios por projetos que valorizem as práticas colaborativas e reflexivas, favoráveis ao desenvolvimento profissional não apenas dos futuros professores como também dos demais atores
envolvidos nesse processo formativo.